Uma lista de problemáticas de segurança cibernética a ser observada pelo setor da saúde na hora de fazer a adequação com a LGPD

Já está claro que a jornada de conformidade com a LGPD é um processo complexo, trabalhoso e criterioso.

São inúmeros pontos que precisam ser observados sob a ótica de segurança e proteção de dados, que invariavelmente, passarão por fatores de governança, tecnológicos, humanos, operacionais, organizacionais e legais. Nosso EBOOK LGPD ESSENCIAL aborda essas perspectivas.

Para o setor da saúde, um dos setores mais impactados pela LGPD, existe uma série de preocupações, que à primeira vista da adequação da LGPD podem passar despercebidas.

Por isso, queremos destacar um tema importantíssimo para o setor da saúde, que merece muita atenção na hora de buscar a segurança cibernética em conformidade com a LGPD –  a segurança de dispositivos médico-hospitalares.

Dispositivo médico-hospitalar

Dispositivo médico-hospitalar é qualquer instrumento, aparelho, equipamento, material ou outro artigo, utilizado isoladamente ou de forma combinada, para fins médicos e hospitalares. Nosso EBOOK LGPD APLICADA AO SETOR DA SAÚDE traz a definição completa do termo.

Diante da importância do dispositivo médico-hospitalar para o funcionamento do setor da saúde, elaboramos uma lista de problemáticas que precisa ser acompanhada de perto pela equipe de adequação à LGPD.

Lista de problemáticas da segurança cibernética em dispositivos médico-hospitalares

  1. As últimas atualizações de segurança nem sempre estão presentes no dispositivo médico; o que aumenta a probabilidade de exploração, a dificuldade de detecção de qualquer exploração e o impacto das vulnerabilidades.
  2. As atualizações de segurança devem ser adequadamente avaliadas pelo fornecedor e confirmadas como seguras antes de poderem ser implementadas no dispositivo médico. Isso leva tempo.
  3. Quando as atualizações de segurança são lançadas, elas são analisadas novamente pelos hackers, aumentando a probabilidade de vulnerabilidades exploráveis serem conhecidas.

A sua instituição do setor da saúde precisa de ajuda para identificar os principais riscos de adequação à LGPD? A nossa equipe de especialistas pode orientá-la em qualquer etapa da jornada de adequações. Fale com a gente.

 

Marcelo Tonizza Pereira

Gestor da Moore Ribeirão Preto
Especialista em Auditoria e Consultoria de TI
mpereira@moorebrasil.com.br