dicas de empreendedorismo blog Moore Stephens Brasil.Ter o próprio negócio é um sonho de muita gente. Realizar esse sonho está ao alcance e pode ser muito menos complicado do que parece. Entretanto, é necessário que haja precaução, pois, apesar de ser um sonho realizável, o caminho requer trabalho e muito planejamento. Confira algumas dicas de como abrir um negócio próprio e obter sucesso no meio empresarial:

Planeje!

Com a ideia para o seu negócio e o ponto comercial definidos, o primeiro impulso é o de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. A dica sempre é se questionar bastante quanto a idéia e ter muito bem planejados os passos antes que se coloque em prática.

Empreendedorismo não é impulso, tampouco se aprende de uma hora para outra. Pesquise, leia muito sobre o assunto e sobre a área do seu negócio, converse com pessoas que tenham mais experiência, faça anotações. A palavra de ordem é planejar, para depois partir para a ação. Fazendo isso, o seu negócio, mesmo antes de nascer, já estará na frente de seus concorrentes.

Além disso, muitas ideias geniais acabam sendo modificadas no planejamento para que fiquem mais de acordo com o orçamento, por exemplo. Mudanças e ajustes da ideia original podem e, por vezes, devem ocorrer para que o negócio dê certo e seja lucrativo.

Valorize o seu negócio!

A menos que seu capital inicial de investimento venha do seu próprio bolso, alguém tem que valorizar o seu negócio. Prepare-se para o que é real com um estudo e elaboração minuciosa de um plano de negócios, que permite saber o quanto vale o seu empreendimento e se ele realmente vale a pena. Muitas vezes, por meio do plano de negócios, pode-se avaliar com precisão investimentos, área de atuação e momento correto para inserir-se no mercado.

O lugar ideal!

Muitas vezes, é mais inteligente atrasar a abertura de um empreendimento caso a sua localização não seja de acordo com as necessidades do negócio. E se o seu negócio for uma loja, esse conselho é o mais valioso de todos, pois sem um local para ser visto e encontrado, você não terá vendas e não conseguirá manter as suas portas abertas.

Para instalar-se em um endereço, observe os seguintes pontos: tráfego de bairro, concorrência, escolas, faculdades e complexos hospitalares como vizinhos, segurança, mobilidade, estacionamento e público-alvo como passantes no seu endereço.

Outra dica importante é observar os concorrentes. Se uma empresa do mesmo segmento escolheu um determinado endereço para se instalar e obteve sucesso, então isso deve ter toda a sua atenção.

A importância dos primeiros clientes!

Os primeiros clientes são fundamentais para abrir a sua porta para o lucro, pois são eles que vão legitimar a sua ideia e mostrar que sua empresa possui uma razão de existir. Os clientes têm o poder de demonstrar que realmente existe um mercado para seus produtos e serviços, e mais: eles são uma fonte de informações que ajudam a melhorar o seu negócio. Por isso, esteja aberto ao diálogo, ouça, aprenda e faça alterações mediante às opiniões de seus clientes.

Ao abrir um negócio, é importante também contar com empresas e parceiros especializados, que poderão orientá-los em todas as questões jurídicas, além de prestar informações essenciais para questões estratégicas do empreendimento.

Alguma dúvida sobre como abrir o seu negócio? Deixe seu comentário!

Moore Brasil