Qual é o papel do gestor e do setor financeiro hoje e como deveria ser?

Os três maiores desafios do setor financeiro

O setor financeiro tem um papel muito abrangente dentro de uma empresa. Seus processos se iniciam no nível transacional, em atividades relacionadas às operações financeiras e controles diversos, e finalizam em temas relacionados a planejamento e análise.

Além dos profissionais destinados aos processos transacionais, como a tesouraria, contabilidade e o fiscal, o setor financeiro deve contar com profissionais multidisciplinares como a equipe de controladoria, que compila, estrutura e gera insights baseados em dados para a alta gestão, bem como a equipe de planejamento e análise financeira em algumas empresas chamadas de FP&A (Financial Planning and Analysis), responsáveis pelas análises dos dados da organização e projeções que darão suporte às principais decisões da organização.

Infelizmente, as afirmações citadas acima acontecem normalmente apenas na teoria, porque na prática esses profissionais estão afogados em atividades operacionais e rotineiras, e não conseguem cumprir todos os papéis estratégicos esperados do setor financeiro.