Um dos processos mais dispendiosos e complicados para as empresas que atuam no Brasil é a preparação da folha de pagamento. A excessiva quantidade de encargos, contribuições e impostos, somados ao preenchimento e encaminhamento eletrônico das obrigações acessórias às diversas entidades governamentais e sindicais, tornam o tema um dos pesadelos do mundo corporativo contemporâneo.

Pensando nisso, uma forma de amenizar esse problema é a terceirização dessa atividade através da contratação de empresa especializada na prestação de serviços para a confecção mensal da folha de pagamento e prestação de serviços correlatos à área de recursos humanos.

Caso você nunca tenha pensando no assunto ou esteja em dúvida sobre esse tipo de serviço, listamos os 4 principais motivos para terceirizar a folha de pagamento:

1. Redução de Custos

Os benefícios financeiros alcançados pela terceirização das atividades de folha de pagamento resultam em sensível redução de custos, além de minimizar a ocorrência de eventuais indenizações decorrentes de reclamações trabalhistas vinculadas ao departamento de pessoal. Deve-se considerar, ainda, que o benefício financeiro alcançado poderá ser direcionado à atividade fim da empresa.

2. Profissionais qualificados

Além de ser um processo árduo, devido à burocracia e dificuldades inerentes ao atendimento da legislação trabalhista, a atividade requer profissionais qualificados, treinados e permanentemente atualizados para a aplicação das rotinas e procedimentos vinculados a geração e processamento da folha de pagamento de acordo com a legislação vigente, considerando que um pequeno erro de apontamento ou cálculo, pode gerar prejuízos imediatos ou futuros para a empresa e até para seus colaboradores.

3. Aumento da eficiência na gestão dos recursos humanos

Ao adquirir serviços especializados para suprir necessidades de tarefas rotineiras, quando não estratégicas, a empresa não só obtém economia de custos mas, também, é capaz de direcionar maior atenção na gestão de outras questões essenciais relacionadas aos recursos humanos, incluindo, mas não apenas, a formulação de políticas estratégicas, desenvolvimento de liderança e gerenciamento de mudanças.

4. Redução dos Processos Operacionais

No dinamismo e exigências do mundo corporativo atual, as empresas se destacam pela capacidade de definir e bem administrar as estratégias de negócios. Os custos e demandas das ações operacionais estão muitas vezes se tornando inimigos do crescimento do faturamento das corporações. Em alguns casos, na questão da folha de pagamento isso é bem real, terceirizar processos se torna, na ponta do lápis, algo economicamente muito interessante.

Moore Brasil