Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente tratando-se da administração de suas finanças, parte essa fundamental para que ela tenha sucesso em seu negócio. E um gerenciamento eficaz dessa área é uma grande dificuldade encontrada por muitas organizações.

Alguns desses processos de gestão financeira que podem ser considerados desafiadores para essas organizações são: controle de fluxo de caixa, emissão de boletos, notas fiscais e relatórios, controle de estoque, contas a pagar e receber, entre outros. 

Pensando nisso, hoje há uma gama de softwares que podem auxiliar as empresas nesse quesito, proporcionando a elas otimização de  tempo e também aumento da produtividade. Reunimos a seguir alguns exemplos de sistemas de gestão financeira que podem te ajudar, lembrando que devem ser avaliados de acordo com o porte do seu negócio. Confira: 

5 exemplos de softwares de gestão financeira

 

Conta Azul

O Conta Azul é bastante conhecido no mercado e foca em pequenas e médias empresas,  contando com funcionalidades para gerenciamento de estoque, fluxo de caixa, emissão de boletos e notas fiscais, além de contar com um aplicativo para auxiliar o empreendedor. 

 

Omie

O Omie é um ERP completo para pequenas e médias empresas. Além de vários processos que podem ser automatizados como emissão de notas fiscais e boletos, controle do limite de crédito de clientes, integração com o contador, cálculo de comissão de vendas, análise da cobrança, conciliação e importação dos extratos bancários, tem também possibilidades na área fabril, pois possui ficha técnica de produção e acompanhamento dos processos de produção. Traz também relatórios básicos (com opção de personalização) de controle de fluxo de caixa, demonstrativo de resultado, demonstrativos por centro de custo etc. 

 

Sankhya

O Sankhya possui diversas soluções voltadas para segmentos como o comercial, financeiro, contábil, gestão de pessoas, BI – apoio à decisão, e outros. Dentre as funcionalidades estão: gestão de compras e estoque, fluxo de caixa, controle de inadimplência, ciclo financeiro e operacional, NF-e / SAT, NFC-e / NFS-e, entre outros.

 

Senior

A Senior conta com diferentes tipos de gestão, quanto às soluções financeiras (WIIPO – plataforma digital), ela traz benefícios para empresa e colaboradores, como antecipação de títulos, antecipação de cartão, gestão de Recebíveis, acesso ao Mercado de Capitais, crédito consignado e holerite digital via app wiipo.

 

Protheus TOTVS

Com o Protheus, há a possibilidade de contratar o sistema de gestão completo, ou alguns módulos. Dentre as funcionalidades mais escolhidas entre as empresas estão as relacionadas a: vendas e faturamento, compras e movimentações de estoque, contábil e fiscal. A solução Protheus especializada em Varejo, por exemplo, visa questões de frente de caixa e gestão de vendas, além de oferecer experiências relevantes para os clientes como: novas formas de pagamento, notas fiscais do consumidor dentro da legislação fiscal exigida em todos os estados brasileiros e troca de produtos ainda mais rápida, devido ao sistema de leitura de código de barras.

 

Conclusão

É importante ressaltar que apesar do auxílio que esses softwares trazem, é bastante recomendável a contratação de uma empresa de gestão financeira para obter consultoria especializada sobre o assunto, garantindo que haja um plano estratégico mais focado (específico) e efetivo de fato, e  proporcione a otimização necessária dos processos financeiros da empresa. Pois, com uma boa gestão, a empresa consegue aumentar a produtividade, melhorar os resultados no negócio, centralizar e padronizar as informações de forma organizada, o que permite ao gestor tomar decisões mais eficazes e assertivas, reduzindo os índices de falhas. 

Quer saber mais sobre esse tipo de serviço? Fale com nossa equipe.

Os nossos especialistas estão à disposição para conversar sobre como podemos ajudar quanto à Gestão Financeira da sua organização.

Fale com um de nossos especialistas!

Moore Brasil