V8 características que um empreendedor precisa terocê já deve ter ouvido falar muito em empreendedorismo, afinal, toda empresa, para ter sucesso, precisa ter um bom empreendedor no seu comando. Empreender significa tentar, colocar em execução, logo, empreendimento é o ato de colocar em execução o que se empreendeu, ou seja, empreendedor é a pessoa que age de acordo com esses valores, o profissional que tem uma idéia e a coloca em prática.

Pensando nesta tendência, definimos 8 características que um empreendedor precisa ter para ver sua idéia dar certo:

1. Não desanime! Mesmo que os motivos para este desânimo pareçam ser maiores ou mais fortes, você sempre encontrará desafios pela frente, colocar uma idéia em prática, por mais perfeita que ela possa parecer, é sempre difícil. Acredite no seu potencial e defenda o seu empreendimento.

2. Apaixone-se pelo seu negócio. Ser apaixonado pelo o que faz é a melhor forma de acreditar no seu negócio e fazer com que as pessoas também passem a defendê-lo.

3. Defina os objetivos do seu empreendimento com clareza. O planejamento é a melhor forma de se começar um negócio. Antes de tudo, não esqueça também de fazer as perguntas corretas sobre o que o seu empreendimento tem de bom e ruim, esta análise é fundamental.

4. Persistência. Lembre-se sempre que, com esforço e perseverança é possível alcançar tudo o que se planeja. Capacitar-se e manter um trabalho focado são essenciais para o sucesso do seu negócio.

5. Motive seus colaboradores. Faça do trabalho um ambiente saudável para quem lida diariamente com o seu negócio. Se errar, admita seus erros. Se eles errarem, entenda porque erraram. Seja transparente e reconheça-os pelos trabalhos realizados.

6. Não tenha medo de falhar ou errar. Todos nós, algum dia, ficaremos indecisos ou erraremos. Se for o sucesso que você almeja, com certeza você falhará um dia, portanto esteja preparado! O que te diferenciará das pessoas que também erraram é justamente não desistir e seguir em frente, saiba aprender com os erros.

7. Valorize seus clientes. Não se esqueça que eles são a parte mais importante do seu negócio, pois sem eles seu empreendimento não existe. Saiba gerenciar da melhor forma a relação e o contato com eles. É preciso saber a hora de escutar, entender e aceitar sugestões, e ter sensibilidade para saber o momento e a forma de fazer o cliente compreender que ele está equivocado.

8. Networking. Forme um bom núcleo de contatos, conheça as pessoas, troque ideias e informações. Compartilhe conhecimento e mantenha-se sempre informado. Acredite, isso te tornará um melhor empreendedor.

Empreender é uma forma de buscar a auto-realização a partir de uma oportunidade identificada, atente para os riscos, seja crítico, aprenda com os erros, não desanime. Atenda com criatividade, qualidade e eficiência as necessidades dos clientes, colaboradores, acionistas, governo e sociedade.

Moore Brasil