8 dicas para desenvolver uma contabilidade eficiente na empresaTodos nós sabemos que a administração de uma empresa não é uma tarefa simples, requer diversos cuidados. Mesmo quando as empresas são de pequeno porte, alguns fatores são primordiais para o seu andamento e o setor contábil é com certeza o que mais se destaca, pois acaba influenciando direta ou indiretamente todos os outros. Confira algumas dicas para desenvolver uma contabilidade eficiente:

1. Certificar-se da especialidade do profissional: ao contratar um contador ou uma empresa para desenvolver o trabalho é importante saber os tipos de clientes para os quais já foram prestados os serviços, se pertenciam ao mesmo ramo de atuação, o porte, a demanda de trabalho, entre outros fatores importantes. Contratando um profissional que seja familiarizado com o seu ramo e com outras características da sua empresa, a chance de ter problemas é menor.

2. Procure alguém de confiança: é importante lembrar que o contador terá acesso a todas as informações fiscais e financeiras da sua empresa, por isso é preciso ser muito criterioso na escolha. Buscar indicações de pessoas de confiança e checar referências são boas alternativas para não correr nenhum risco. Mesmo com todo cuidado na contratação, risco sempre há;

3. Disponibilidade: quando você não contrata um profissional exclusivamente para sua empresa, é comum que ele preste serviços também para outras organizações. Fique atento para garantir que você seja atendido prontamente sempre que necessário, afinal de contas, administrar significa lidar com prazos e qualquer atraso pode gerar multas e outros tipos de transtornos;

4. Fique atento aos valores: é importante saber que nem sempre gastar menos é sinônimo de vantagem. Tenha conhecimento da média de valores deste tipo de serviço no mercado e desconfie de profissionais que cobram muito abaixo da média;

5. Faça um levantamento das principais informações: veja se o contador ou a empresa especializada possui registro, procure extrair certidões de idoneidade, enfim, checar todo o seu histórico;

6. Acompanhe o trabalho: é aconselhável que pelo menos a cada seis meses, seja feito um check-list para saber se as obrigações tributárias estão em dia, se todas as documentações estão em ordem e como anda o balanço patrimonial da sua empresa (seus lucros e gastos);

7. Mantenha tudo arquivado: é importante sempre guardar todos os tipos de documentos, balanços, declarações jurídicas, notas, entre outros. Ter estas informações arquivadas é um modo de evitar irregularidades e uma forma de se proteger contra equívocos e fraudes;

8. Não se isente das responsabilidades: é importante que o proprietário da empresa sempre acompanhe de perto todos os procedimentos. Responsabilizar-se pelo pagamento de seus impostos assim como manter a manutenção deles é o tipo de tarefa que um líder não deve se isentar, ninguém é mais indicado para tomar conta do seu negócio do que você mesmo.

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