Expandir, ou não, os negócios é uma decisão de extrema importância e que requer muita análise, estudo e planejamento. Há sempre prós e contras para a tomada dessa decisão; por isso, entenda os principais processos envolvidos na expansão do seu negócio e descubra se ela é conveniente a você!

– Tamanho não é sinônimo de sucesso! É importante saber que expansão nem sempre é sinônimo de mais produção ou aumento de faturamento. Muitas vezes, o que aparentemente pode ser bom para o crescimento do negócio, pode levá-lo à ruína em pouco tempo, pois o sucesso de um empreendimento depende de eficiência e não necessariamente de seu tamanho.

– Um passo de cada vez! Os passos rumo à expansão devem ser dados um a um e as conquistas demandam tempo, visto que em cada etapa é preciso solidificar a posição alcançada. Lembre-se que um dos mais claros sinais de que a empresa está preparada para a expansão é o equilíbrio que se alcança no processo de gestão.

– Avaliação contábil e jurídica! O constante apoio das áreas jurídica e contábil é fundamental na decisão de crescer sem correr o risco de estrangular a empresa. Avaliações constantes do fluxo de caixa da empresa, verificando quais serão as conseqüências do crescimento, se o negócio continuará a ser lucrativo após o crescimento é fundamental na tomada de decisão.

Nesse caso, a estratégia mais aconselhável é buscar especialistas que possam avaliar qual será o melhor e mais econômico caminho a ser seguido, pois é preciso analisar os custos e despesas para saber o critério de tributação que melhor se encaixam com a empresa.

Há também que considerar que para a expansão são necessários investimentos. O capital envolvido deve ser muito bem planejado para ser empregado, principalmente, nos seguintes itens:

– Investimentos para infraestrutura, equipamentos, softwares;

Contratação de pessoal;

– Ampliação da visibilidade da marca;

– Aumento e melhora no relacionamento com clientes;

– Disponibilidade de maior controle financeiro gerencial.

Tem alguma dúvida sobre a hora certa de expandir seus negócios? Compartilhe conosco, nós te ajudamos!

Moore Brasil