Business IntelligenceO Business Intelligence (BI), também conhecido como Inteligência Empresarial ou Inteligência de negócios, é o método que auxilia as empresas na tomada de decisões estratégicas. O processo começa por meio da coleta, organização e compartilhamento das informações da organização, depois esses dados são armazenados e transformados em informações qualitativas que oferecem o suporte necessário a gestão dos negócios, o que facilita na hora de definir as melhores soluções para o seu crescimento.

Com um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, as empresas devem procurar por diferenciais que as coloquem acima de seus concorrentes, para isso é necessário conhecer bem o seu negócio, conseguir informações para analisar os pontos fracos e fortes da organização e fazer um bom planejamento estratégico. Esta é a função do BI, por meio de uma análise das informações internas da organização é possível fazer um diagnóstico da situação atual da organização e com elas, propor soluções estratégicas para o negócio.

Antes de implantar o sistema, é necessário considerar alguns fatores como a análise da situação atual da empresa e suas necessidades, os custos necessários para a implantação de um sistema eficiente e qual o foco principal deste trabalho, será uma análise de toda a empresa, apenas de algum setor, quem serão os beneficiados pelo sistema?

Entre as vantagens do BI, podemos destacar a descoberta de problemas que não eram de conhecimento dos gestores e a identificação de novas oportunidades de crescimento. Outra vantagem é que o aumento do nível de conhecimento enriquece as discussões de negócio, pois na medida em que as informações se acumulam, as práticas gerenciais se aprimoram, levando os negócios para uma melhoria nos seus resultados.

Alguns empresários possuem um certo receio de que este recurso possa expor omissões ou até mesmo que venha a substituir pessoas, mas temos que entender que a ferramenta de BI não foi feita para substituir ninguém, ela apenas auxilia no processo de tomada de decisão, otimizando o tempo dos usuários, garantindo informações mais rápidas e precisas, tornando assim o trabalho do gestor mais eficaz.

A Inteligência Empresarial é a soma da capacidade de conseguir perceber necessidades, problemas ou oportunidades juntamente com o conhecimento do gestor. Esta união é indispensável, já que depois desta análise, a empresa deve saber utilizar adequadamente as informações geradas para agregação de valor ao negócio. O BI é uma forma dos responsáveis pela gestão do negócio avaliarem o empreendimento, trabalharem melhor seus pontos fortes e transformarem os prontos fracos em oportunidades.

Moore Brasil