Afinal, o que é ESG?

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ESG representa o acrônimo das palavras Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança). De modo geral, ele pode ser entendido como um conjunto de critérios e práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que as organizações devem seguir para que cresçam de uma forma sustentável e gerem valor para seus funcionários, clientes, investidores e a sociedade de maneira geral.

O termo ESG tem ganhado visibilidade desde que foi criado na publicação Who Cares Wins em 2004 pelo Pacto Global em conjunto com o Banco Mundial, que provocaram as 50 principais instituições financeiras do mundo a refletirem sobre formas de integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

O que significa cada dimensão da sigla ESG?

  • Environmental no ESG: refere-se à dimensão ambiental, e deve ser compreendida não apenas como os cuidados em atender às normas de proteção ambiental, mas principalmente para mitigar a interferência no meio ambiente ou reparar os danos provocados pela atividade produtiva. Inclui iniciativas relacionadas à redução de emissões de carbono, conservação de energia, gestão de resíduos e uso responsável dos recursos naturais.
  • Social no ESG: a dimensão do “S” em ESG refere-se às práticas e políticas relacionadas às questões sociais dentro de uma empresa. Esses aspectos se concentram nas relações entre a empresa e seus funcionários, clientes, fornecedores, comunidades locais e a sociedade como um todo. Uma empresa atenta aos debates em torno do “Social” pauta suas ações em boas práticas, preocupa-se com a inserção e retenção de talentos, com o bem-estar físico e mental de seus colaboradores e prestadores de serviços, com os direitos humanos, com a constituição de um time diverso e inclusivo. Preocupa-se com a relação construída com a comunidade na qual está inserida, visando contribuir para a melhoria das condições de vida local e redução das desigualdades.
  • Governance no ESG: quando falamos de governança no contexto ESG, estamos nos referindo a aspectos como transparência, prestação de contas, diversidade e independência do conselho de administração. Uma boa governança corporativa busca garantir que as empresas adotem práticas justas, evitem conflitos de interesse, protejam os direitos dos acionistas e considerem o impacto de suas atividades nas partes interessadas.

Benefícios para empresas que adotam práticas ESG

Existem diversos benefícios para empresas que buscam atuar de acordo com padrões ESG em âmbito externo e interno.

Benefícios externos: redução dos impactos ambientais, o fortalecimento das comunidades, a movimentação da economia local, a atração de investimentos, o incentivo à ética e a transparência , entre outros.

Benefícios internos: uma maior capacidade de Gestão de Riscos (prevenindo perdas), a atração de investidores (empresas que englobam critérios ESG estão entre as mais valorizadas), a retenção de talentos (funcionários que se identificam com os valores da empresa tendem a seguir carreira), redução do desperdício, acesso à recursos exclusivos (crédito verde, editais de fomento, etc) e aumento de produtividade (diversos estudos demonstram que equipes diversas apresentam melhores resultados).

A importância do ESG

O ESG ganhou destaque porque investidores, consumidores e reguladores estão cada vez mais conscientes do impacto que as empresas têm no meio ambiente e na sociedade. A abordagem ESG permite avaliar o desempenho das empresas além dos aspectos financeiros tradicionais, levando em consideração critérios ambientais, sociais e de governança.

Para as empresas, adotar práticas ESG eficazes não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma vantagem competitiva. Empresas que priorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social atraem investidores preocupados com a imagem e a reputação da marca, além de estarem mais bem preparadas para enfrentar os desafios futuros, como regulamentações mais rigorosas e mudanças nas preferências dos consumidores.

É importante falar de ESG não é somente falar de ações pontuais com o intuito de promover a empresa, mas, sim, estimular um constructo que promova o desenvolvimento sustentável das organizações de forma constante e duradoura. Devemos ficar atentos para não cair no Greenwashing (propagandas sustentáveis enganosas feitas somente para melhorar a imagem da empresa) e buscar dar materialidade às práticas de ESG nas corporações.

Quer saber por onde deve começar o ESG na sua empresa? Preencha o formulário e converse com nossos especialistas ESG.

Marcell Assis

Líder ESG - Moore Belo Horizonte
marcell.assis@moorebh.com