Para ter um bom negócio, você precisa ser uma pessoa com qualidades empreendedoras, e deixar a sua marca conhecida no mercado. Não existe uma regra que defina o que é um bom negócio ou não, mas existem algumas características que podem nos ajudar a identificá-lo. São elas:

Pró-atividade: qualquer empresa que possua iniciativa vai se destacar das demais, por conta do engajamento da sua equipe em prol do crescimento. O empreendedor precisa agir para adquirir resultados perante seus correntes. O pró-ativo enxerga os obstáculos como oportunidade e consegue agir para reverter situações adversas;

Planejamento: a análise de fatores como economia, mercado, tecnologia, concorrência, aspectos sociais e setores externos que estejam ligados com a sua empresa, por exemplo, é essencial para determinar um planejamento com estratégias e ações eficazes, de modo a nos fazer saber como reagir diante de uma situação inesperada ou até mesmo evitar riscos;

Conexões: uma empresa que está sempre atenta às inovações e mudanças no mercado, precisa estar preparada para criar o seu “networking” e melhorar o seu campo de atuação, levando a um retorno ainda maior em quesitos financeiros e também relacionados ao reconhecimento da marca;

Aprendizagem e criatividade: bons profissionais aprendem com seus erros e isso também serve para grandes organizações. Um bom empreendimento está suscetível a fracassos como qualquer outra empresa, mas o que irá se destacar é como reagir nestas situações. Aprender com os erros pode ser um caminho significante para o sucesso. A empresa que sabe quando deve mudar o seu posicionamento ou aplicar novas estratégias utilizando sua criatividade, vai ser reconhecida como uma boa gestora de negócios.

 

Moore Brasil