Balanço-patrimonial-de-empresas-como-é-comofunciona

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é:

Segundo o dicionário Michaelis balanço patrimonial é a “exposição pormenorizada do ativo e passivo de qualquer empresa comercial, sociedade ou instituição”. A explicação pode ser ainda mais simples a partir do dicionário de termos contábeis e financeiros. Nele, encontramos que “balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade”.

Sabendo disso, podemos notar que esta peça contábil é fundamental para o bom controle da empresa. Agora, vamos entender como funciona.

Como funciona:

O balanço patrimonial é composto por três grupos:

Ativo: O que a entidade possui.Engloba os bens e os direitos da entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

Passivo: As obrigações da entidade. Compreende as origens de recursos captados com terceiros, resultantes de eventos ocorridos, que exigirão ativos para a sua liquidação.

Patrimônio Líquido: O capital próprio. Abrange os recursos da entidade. O patrimônio líquido é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Se a diferença for positiva, figura como valor do patrimônio líquido no balanço; e se for negativa, recebe o nome de passivo a descoberto.

A relação é muito simples. O balanço patrimonial é uma lista dos bens e direitos, como caixa, contas a receber, estoques, máquinas e equipamentos; e das obrigações, como empréstimos, fornecedores e outras contas a pagar da entidade.

Vale lembrar que esta peça é uma das principais demonstrações contábeis de qualquer entidade. Portanto, é fundamental que haja um comprometimento inflexível e responsável para que ela seja executada sem erros. Assim, é possível manter um controle eficiente da situação patrimonial e financeira.

O prazo ideal de atualizar o balanço é mensalmente. Desta forma, o processo torna-se menos trabalhoso no final do ano.

 

 

 

Moore Brasil