O que é:

O certificado digital é um conjunto de técnicas que resultam em uma assinatura com validade jurídica e que garante proteção a todas transações eletrônicas e comunicação via internet. A tecnologia permite que pessoas e empresas tenham mais segurança e agilidade para se identificar e assinar digitalmente de qualquer lugar do planeta.

Hoje os certificados digitais já fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros, de correntistas de bancos à advogados e nutricionistas, por exemplo. Ou seja, se tornou uma realidade para todo tipo de usuário.

cadeado-certificado-digital-moore-stephens-blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para que serve:

A certificação digital tem a função de evitar que dados virtuais sejam capturados e/ou modificados a partir da comunicação do remetente com o destinatário.

Ela evita que os dados transmitidos sejam interceptados ou adulterados no trajeto entre a máquina do remetente e a do destinatário e identifica o autor da mensagem. Com o crescimento do acesso à internet pela população, a necessidade de otimizar procedimentos tornou-se constante e real, e por isto houve um empenho maior em substituir por bytes as enormes quantidades de papéis existentes.

Como funciona:

Existem inúmeros métodos para assinar digitalmente documentos, e esses métodos sempre são atualizados e estão em constantes melhorias. Porém, de maneira resumida os dois principais elementos da certificação digital são os certificados e as assinaturas digitais, que têm como base a criptografia.

(Criptografia: Processo que codifica a informação de tal maneira que somente a pessoa ou o computador com a chave pode decodificá-la.)

Para que você entenda ainda melhor, a criptografia é uma técnica usada para codificar os seus dados que trafegam pela internet. Juntos, estes dois elementos (criptografia e assinaturas digitais) comprovam a identidade de uma pessoa ou site e evitam fraudes nas transações eletrônicas.

Moore Brasil