Como as eleições influenciam seus negóciosEm época de eleições, toda a sociedade mobiliza-se para a decisão em quais candidatos votar. Pessoas de todos os segmentos sociais pesquisam sobre os candidatos e escolhem aqueles que possuem as melhores propostas, no entender de cada um.

É também a época em que alguns setores empresariais aproveitam a oportunidade para lucrar e aquecer a economia .Gráficas, produtoras de vídeo e áudio e agências de marketing são os segmentos que mais se beneficiam na disputa eleitoral.

O Brasil possui mais de 5 mil municípios, sendo que cerca de 60 mil vereadores fazem parte dessa disputa junto com 5.565 prefeitos. A estimativa para 2012, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é que o pleito movimente cerca de R$ 13 bilhões, visto que para as empresas voltadas às campanhas eleitorais o montante destinado deverá ser de R$ 6 bilhões.

Entre as empresas que mais são demandadas pode-se mencionar, as agências de marketing e propaganda, assim como gráficas e companhias de design gráfico especializadas em “websites”. As agências de pesquisa também são essenciais para as campanhas políticas, pois elas indicam as necessidades e preferências da população e esses dados são utilizados nas campanhas.

Além disso, a geração de empregos temporários também cresce durante as campanhas eleitorais, o que contribui ainda mais para o aquecimento da economia do país. Redatores, produtores de áudio e vídeo, operadores de carro de som, publicitários, entre muitos outros, são beneficiados com oportunidades de trabalho.

Portanto, época de eleições é mais do que uma opção de escolha dos que irão governar e uma manifestação do sistema democrático. É também um momento de aquecimento de determinados segmentos da economia, sendo que é possível isso beneficiar uma vasta camada da população.

Moore Brasil