Como mensurar os ativos biológicosNo Brasil, a mensuração de certos valores relacionados a registros contábeis ainda gera muitas discussões, principalmente quando falamos dos ativos biológicos. Esse talvez seja o principal desafio para as empresas que atuam no ramo de animais vivos e plantas no período de crescimento, produção e procriação.

Os ativos biológicos estão divididos em duas categorias. Os consumíveis, que são gados destinados a produção de carne, venda, plantação de milho, trigo e árvores para obtenção de madeiras e os ativos de produção, que não são diretamente ligados ao consumo, como por exemplo, o gado leiteiro, árvores de fruto e árvores para produção de lenha.

Os ativos podem gerar algumas discussões, pois existem casos e situações, que devem ser analisados com calma, podendo variar o tipo de mensuração, que será aplicada. As mudanças físicas das plantas ou animais, por exemplo, podem aumentar ou diminuir os ganhos das empresas, pois essas mudanças aumentam seu estágio de maturidade, tornando-os mais valiosos para os negócios. Em muitos casos, um ativo pode gerar diversos produtos, o que mais uma vez reforça a discussão de como mensurar um valor justo.

Em cada fechamento de balanço, o ativo deve ser mensurado por meio do seu valor justo, menos os custos no ponto de venda, que são comissões, taxas de agências reguladoras e bolsas de mercadorias. Se o produto estiver na categoria e tiver seu preço cotado em algum mercado, essa deve ser a base para determinar o seu valor, se não, a empresa pode utilizar o mais relevante.

O valor de mercado, algumas vezes, pode não ser facilmente encontrado para determinados ativos, dependendo do estágio em que se encontram. Neste caso, pode ser usado o cálculo de valor presente dos fluxos de caixa líquidos descontados por uma taxa, o que muitas vezes pode ter uma interpretação subjetiva.

A mensuração possui muitas particularidades e pode ser interpretada de várias formas e em diversos estágios da maturidade dos ativos, seja ele animal ou vegetal. Nosso país pode dar uma grande contribuição para a comunidade internacional como modelos de avaliação dos ativos, pois aqui temos muitos negócios que envolvem os ativos biológicos.

Tem dúvidas sobre a mensuração dos ativos biológicos?  Deixe seu comentário, nós te ajudamos!

 

Moore Brasil