Como calcular o preço de cada produto que será vendido pela minha empresa de modo que o resultado final seja justo ao consumidor sem trazer prejuízos ao meu negócio? Essa é uma dúvida recorrente dos empreendedores.

O preço de vendas ideal deve abranger os custos da empresa e ainda gerar lucro. Assim, a primeira pergunta que precisa ser respondida é: qual é o retorno esperado para que o capital investido no meu negócio seja justificado e devidamente remunerado? Com base nessa resposta, defina uma margem de lucro média e calcule o markup (o valor desejado de lucro somado ao custo do produto).

Contudo, em um processo de formação de preços mais elaborado, é preciso levar em consideração outros fatores além do custo de produção e do lucro desejado. Impostos, comissões e demais encargos, o tempo que as mercadorias ficam armazenadas, a velocidade de renovação dos estoques e os prazos de pagamento (concedido por fornecedores e concedido a clientes) também influenciam nessa conta.

É preciso considerar ainda a concorrência e os próprios clientes, para que se saiba quanto eles estão dispostos a gastar para obter determinado produto ou serviço. Como é impossível controlar as variações do mercado e a percepção de valor dos consumidores, é preciso focar nas variáveis que você pode controlar, como os custos fixos e de produção.

Entre nossos serviços de consultoria empresarial, estão instrumentos de gestão de empresas, inclusive a elaboração de um método de formação de preço de vendas que atenda ao seu negócio. Se você tem dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudar seu negócio a crescer!

Moore Brasil