Você sabe o que é uma Due Diligence ou Diligência Prévia e quais os seus benefícios na busca de investidores para o seu negócio?

Faremos uma breve contextualização para explicar o seu conceito e benefícios.

Estar inserido em um mundo VUCA, ou seja, volátil, incerto, complexo e ambíguo, pode ser considerado uma oportunidade, mas também é algo desafiador. Constantemente os empresários e empreendedores precisam refletir sobre o futuro da empresa, suas ações e como suas operações continuarão num mercado tão competitivo e exigente.

Um dos pilares que pode determinar o sucesso de uma empresa é uma sólida estratégia de gestão que conheça o negócio e o mercado em que a empresa está inserida, focando nas oportunidades de crescimento e competitividade.

E dentre essas oportunidades, novos investidores, sócios ou compradores, podem auxiliar na continuidade e no crescimento da empresa. Para que essas oportunidades aconteçam, é essencial que a governança corporativa esteja atenta aos indicadores de desempenho do negócio.

 

Mas a sua empresa está preparada para receber um investidor?

Para os investidores, muitos fatores são importantes na hora de decidir investir em uma empresa, e um desses fatores é o desempenho financeiro.  Para prever o desempenho de um negócio é necessário realizar projeções financeiras e desenhar tendências futuras, dessa forma os investidores precisam ter certeza de que as informações contábeis e financeiras são íntegras e estão corretas.

Muitas empresas se preocupam com estratégias ligadas às áreas comercial, produtiva e gerencial, e não sabem como está a geração de informações financeiras e contábeis, o que pode prejudicar a análise das informações e relatórios gerenciais. É nesse momento que a Due Diligence pode ser uma importante ferramenta para ajudar a empresa a ter confiabilidade nos seus registros contábeis e financeiros e, principalmente, preparar as informações para a captação de investidor.

 

O que é uma Pre Due Diligence?

A pré-Due Diligence ou diligência prévia é uma ferramenta que consiste na averiguação da atual condição do negócio da empresa, na conferência da integridade das informações contábeis e financeiras e no levantamento dos riscos e contingências trabalhistas, previdenciários e tributários que podem afetar o valor da empresa. Consequentemente, conhecer os impactos e os riscos do negócio antes da captação de novos investidores, auxilia os empresários a se preparem para este momento, podendo aumentar o valor do seu negócio (valuation).

 

Quais os benefícios de contratar uma Pre Due Diligence?

Nesse sentido, o processo de preparação para encontrar um potencial investidor, sócio ou até mesmo um comprador, pode trazer os seguintes benefícios para a sua empresa:

  • Maior entendimento do negócio – obter uma visão mais ampla do ambiente financeiro, contábil e operacional ajuda a descrever a melhor estratégia para atuar no mercado.
  • Entendimento das fraquezas tributárias, trabalhistas e previdenciárias – o processo de  Due Diligence busca avaliar os potenciais riscos de contingências nas áreas trabalhista, previdenciária e tributária. O conhecimento prévio da existência de contingências ajuda a empresa a minimizar os riscos.
  • Tempo para “arrumar a casa” – quando se passa por um processo prévio de Due Diligence sem ter iniciado a busca ou ser procurado por um investidor ou comprador, a empresa tem mais tempo para conhecer suas fraquezas e os seus riscos, com isso, consegue se organizar para corrigir os pontos falhos e transmitir informações mais confiáveis.
  • Conseguir investidores ou compradores – a análise dos indicadores financeiros por parte de investidores faz parte do processo para avaliar a possibilidade de investimento ou não na empresa. O conhecimento do negócio e a integridade das informações transmitem confiabilidade e podem indicar, aos investidores, desempenho futuro mais satisfatório.

 

Conclusão

Prever o futuro do mercado é tarefa quase impossível, entretanto é importante a empresa projetar o seu desempenho financeiro total para o futuro e executar um bom planejamento financeiro. A Pré-Due Diligence tem uma importância enorme no mundo dos negócios, pois quando a gestão da empresa possui uma boa estratégia, fica mais fácil identificar as oportunidades e as chances de sucesso serão bem maiores na busca ou quando procurada por investidores.

Quer saber mais detalhes sobre esse serviço? Estamos com o nosso time à disposição para conversar sobre como podemos ajudar a sua empresa na tomada de decisões.

Fale com um especialista

Valeria Medina

Valeria Medina

Diretora de Auditoria da Moore Belo Horizonte