O termo Venture Capital é a classificação que o capital de risco recebe. Quando o investimento nas empresas em estágio inicial ainda é incerto e possivelmente dependente de um produto ou mercado, o risco é bem maior porque se trata de algo novo, porém, existem diversos estágios de venture capital disponíveis para startups brasileiras. Confira:

1. Angel Money: os “investidores-anjo” costumam procurar empresas nascentes, algumas até mesmo por ser uma boa ideia. Normalmente, o investimento gira em torno das startups de amigos, parentes,  conhecidos ou na sua cidade. Assim, eles vendem sua parte para investidores maiores;

2. Seed capital: é o investimento acima do investidor anjo. Normalmente, para diminuir o risco e diversificar sua carteira, os investidores de capital semente montam fundos que conseguem aportar capital em mais empresas, maximizando suas chances de acerto;

3. Venture Capital: é a camada que possui todas as classes de investidores de risco;

4. Private equity: estes fundos costumam ser responsáveis pelas operações de fusões e vendas em empresas. Aqui, o investimento envolve quantias bem maiores e por isso, os investidores costumam trabalhar com empresas de capital aberto.

Lembre-se que antes de fazer um grande investimento é necessário avaliar a empresa envolvida na negociação. Assim, você terá mais chances de saber se será bem sucedido, fazendo com que o valor do seu negócio triplique ou quadriplique o valor investido.

 

Moore Brasil