Três importantes habilidades para o profissional do futuro da área contábil

É fato que a área contábil, por ser uma área que trata dados e informações de várias empresas e organizações, é uma das áreas mais impactadas pelas novas tecnologias e diante dessa realidade, quais são as habilidades para o profissional do futuro da área contábil?

Já houve um tempo, na primeira etapa da revolução industrial, em que o trabalho do profissional da área contábil se resumia em realizar registros das movimentações das organizações, sem expressar influência em análises de resultado e tomadas de decisão.

Mas, atualmente vivemos a quarta etapa da revolução industrial, também chamada de Indústria 4.0, onde temos disponível um conjunto de novas tecnologias que possibilitam o processamento de dados em tempo real, o que exige novas habilidades para o profissional do futuro da área contábil.

Essas mudanças significativas, influenciadas pelas inovações em tecnologias da informação, requerem que o profissional do futuro da área contábil tenha algumas habilidades e esteja atualizado com as constantes inovações.

Conheça, portanto, três grandes habilidades para o profissional do futuro da área contábil:

1 – Conhecimento das novas tecnologias

2 – Visão estratégica

3 – Análise estratégica de dados

 


1 – Conhecimento das novas tecnologias
Conhecer novas tecnologias disponíveis para automatizar processos. Poder automatizar tarefas repetitivas gera mais produtividade, mais rentabilidade e mais tempo para análises complexas e gestão estratégica.

2 – Visão estratégica
Para assumir uma visão estratégica é preciso ter conhecimento de inovações disruptivas e possuir postura inovadora.

3 – Análise estratégica de dados
A análise estratégica de dados é substancial para fundamentar uma a tomada de decisão de forma estratégica.

As três habilidades apresentadas estão relacionadas ao nível estratégico e para conseguir uma alta produtividade e, ao mesmo tempo, realizar análises complexas e tomar decisões estratégicas é preciso automatizar processos e dinamizar o trabalho.


Por que é importante adquirir novas habilidades para se tornar o profissional do futuro da área contábil?

O mundo da Industria 4.0 não suporta mais grandes despesas para execução de atividades ineficientes. Devido ao barateamento dos custos para acesso a recursos computacionais, muitas atividades que antes eram tidas como extremamente caras passaram a ser triviais.

No atual cenário, em que as empresas estão gerando cada vez mais informações, e a área contábil passa por um momento de disrupção, equipes grandes, dezenas de planilhas eletrônicas, despesas para realização de viagens para execução de trabalho de campo estão sendo colocadas “em cheque” diante das diversas facilidades proporcionadas pelos aplicativos de meeting, analytics, soluções de transferências de arquivos por cloud ou data match.

Dessa forma, o profissional do futuro da área contábil precisa ser um entusiasta das novas tecnologias e se reinventar neste momento, e não se conformar em aplicar procedimentos com base em amostragem ou execução de testes maçantes de inspeção documental.

Rafael Pizzato

Diretor da Moore Porto Alegre
rpizzato@moorebrasil.com.br