Quando compramos um aparelho eletrônico novo de última geração é normal não sabermos direito como ele funciona, é exatamente por isso que eles sempre vêm acompanhados por um manual de instruções. E foi pensando nisso que a Junta Comercial do estado de São Paulo resolveu criar o Manual do Sped Contábil.

Como o Sped é uma ferramenta nova, ainda existem muitas dúvidas sobre como utilizá-lo e o manual será um grande aliado dos empresários e profissionais contábeis. Além de auxiliar a contabilidade dentro das empresas e nas juntas comerciais, ele tem o objetivo de ajudar a esclarecer as mudanças da área.

O manual, que foi lançado oficialmente no último dia 15 de junho, já tem uma versão para download disponível na Internet. E para facilitar ainda mais o acesso e ajudar aos usuários, a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) autorizou qualquer entidade veiculá-lo em seus portais.

Para a realização do trabalho, foi formada uma grande equipe que conta com nomes de peso como representantes da Receita Federal do Brasil e da coordenação nacional do Sped contábil. O próximo passo é dar ao manual também uma versão impressa para que possa alcançar um maior número de usuários.

Cada vez mais, a tecnologia mostra que chegou para ficar e é inevitável não evoluir junto com as mudanças. Para se manter dentro dos padrões e até mesmo facilitar o trabalho, o negócio é manter-se informado e se adaptar aos novos tempos.

Moore Brasil