As empresas também esperam que o novo governo faça algumas mudançasNo dia 31 de Outubro tivemos o resultado de quem irá assumir a presidência do país. Agora começam as expectativas de toda a sociedade de como será o próximo governo, quais serão as mudanças, as melhorias, entre outras medidas que deverão ser tomadas.

No âmbito empresarial, as expectativas são as mesmas, principalmente para as micro e pequenas empresas. Mas o que será que as empresas esperam do novo governo? Vejam quais são as principais prioridades do ponto de vista corporativo:

Tributos: a reforma tributaria é um desejo de muitos, afinal de contas, como vimos no post anterior, as empresas gastam até 33% do seu faturamento com impostos. O reajuste do Simples é considerado uma das prioridades para este novo governo. Desde sua criação, em 2006, o Simples Nacional nunca foi ajustado. Os contribuintes ficam na expectativa de o governo confirme promessas de campanha reduzindo a carga tributária e contribuindo efetivamente para simplificações de um sistema tributário que, por certo, é um dos mais complicados do mundo.

Incentivos para inovação: a tecnologia se faz cada vez mais presente na sociedade e dentro das corporações. Para acompanhar as mudanças, “inovação” é a palavra de ordem no mundo dos negócios. Através das inovações, não só as empresas como também a sociedade ganham, pois atitudes empreendedoras ajudam no desenvolvimento social de forma geral. É por estas e outras que acredita-se que o novo governo também deve ter um plano de políticas de incentivos para a inovação.

Burocracias: muitas idéias acabam não saindo do papel devido às burocracias existentes para dar inicio a um novo negócio. Facilitar a abertura de empresas e dar oportunidades aos novos empreendedores também são formas de gerar empregos e aquecer a economia do país.

Qualificação: por último, mas não menos importante, o setor corporativo espera ter uma parceria com o governo para investir na qualificação dos profissionais. No decorrer deste ano, diversos setores ficaram defasados por falta de mão de obra qualificada. As empresas esperam que o Governo interceda de alguma forma, seja investindo diretamente no ensino profissional dos cidadãos ou dando mais possibilidades para que as próprias empresas façam isso.

O que toda a sociedade espera é que promessas de campanha eleitoral possam ser efetivamente confirmadas, com a realização das mudanças necessárias, para que todos, enfim, tenham possibilidade de mais desenvolvimento pessoal e até qualidade de vida e seja finalmente estabelecido um ambiente de negócios mais favorável aos empreendedores.

Moore Brasil