Já falamos aqui no Blog das mudanças que vem acontecendo no setor empresarial e sobre o IFRS, que se trata de um padrão internacional de contabilidade. A previsão é de que até o final do ano, todas as empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte adotem o padrão IFRS, sendo que algumas simplificações estão previstas para pequenas e médias empresas.

Com isso surge à necessidade principalmente entre as médias e pequenas empresas de “reformar” o seu setor contábil. E dentro deste quadro de novidades um tipo de serviço vem ganhando destaque, o outsourcing.

Você sabe o que é e como funciona o outsourcing contábil?

O que significa outsourcing: originada do inglês a palavra significa: “out” – fora “source” ou “sourcing” – fonte. E é exatamente este tipo de ação que o outsourcing se propõe a realizar, é quando as empresas utilizam de um determinado tipo de mão de obra fora da corporação. Algumas pessoas confundem o serviço com a terceirização, mas eles não são exatamente a mesma coisa. O outsourcing presta um serviço mais focado, é especializado em um setor e apresenta mão de obra especializada para desenvolvê-lo. Enquanto que a terceirização geralmente está mais ligada ao trabalho braçal e nem sempre exige um conhecimento técnico específico.

O que é um outsourcing contábil: Às vezes uma empresa não dispõe de um espaço físico ou de uma estrutura adequada para realizar dentro de suas dependências uma determinada função. E existem alguns departamentos que são primordiais para o bom funcionamento de uma empresa. O contábil é um deles, se a contabilidade não estiver em ordem a empresa simplesmente não anda. E em situações como esta, o outsourcing contábil, que também engloba atividades na área tributária, é uma alternativa. A empresa contrata o serviço à parte e desta forma não precisa se preocupar com a administração de mais este setor.

As vantagens: Contratar o serviço de outsourcing quase sempre é mais vantajoso do que arriscar criar um novo setor dentro do próprio estabelecimento. A iniciativa além de fazer com que a empresa economize dinheiro, garante a ela uma mão de obra qualificada e atualizada, e por consequência um trabalho mais otimizado. E em tempos de tantas mudanças contábeis, e tantas transformações na área tributária, é melhor evitar cometer erros, que podem ter graves consequências futuras. Além disso, uma contabilidade bem feita, representa importante fonte de informação para o processo de tomada de decisões por parte dos níveis gerenciais da organização.

Moore Brasil