Orcamento EmpresarialO planejamento do orçamento empresarial é uma das peças-chave do empreendedorismo, pois auxilia a empresa a atingir metas e objetivos, evita a perda de recursos, desperdício de tempo e dinheiro, atrasos de trabalhos, recuo no mercado e perda de competitividade.

Como valioso instrumento de planejamento, o orçamento também controla as operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. Estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios, geralmente num prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.

O orçamento consiste em uma série de previsões, que são feitas com base no que se espera acontecer em cada setor e no mercado em geral, sempre levando em consideração os dados históricos e fatos do passado que permitam o mínimo de previsibilidade, além de indicadores financeiros.

É também, com base no orçamento, que uma empresa estabelece metas com a equipe, dando, assim, uma visão clara de onde quer chegar. Quando se trabalha sem o orçamento, pensa-se somente no faturamento do mês e as equipes de gerentes e supervisores acabam não conhecendo os objetivos e as metas da empresa.

Com base no planejamento do orçamento, são elaboradas estratégias para se alcançar os objetivos da empresa, considerando a melhor maneira de se utilizar os recursos físicos, financeiros e humanos, para minimizar problemas e maximizar oportunidades. Ao se elaborar a estratégia devem ser levadas em conta as oportunidades e ameaças encontradas no ambiente onde o negócio está inserido.

Para ter um planejamento eficaz, é importante que todos os dados do negócio sejam analisados de forma específica, por isso, é essencial ter uma empresa especializada que consiga fazer essa análise e sugerir as melhores práticas para atingir esse objetivo de maneira eficiente.

Moore Brasil