Qual o caminho para ser um empreendedor de sucesso? O caminho para o sucesso é buscado por todos os empresários. Empreendedorismo é o assunto do momento, sendo pauta de discussões mesmo nas universidades, para que se formem novos empreendedores em todas as áreas do conhecimento, pois com o movimento de terceirização dos serviços das empresas gera-se a perspectiva de ser um “auto-empregado” e, portanto, surgem a cada dia mais empreendedores.

O empreendedor de sucesso será sempre acompanhado de uma equipe fiel, qualificada e motivada. Para isso o empreendedor deve manter a equipe constantemente atualizada com os movimentos de mercado e legislações pertinentes. Isso pressupõe delegar autoridade e responsabilidades para que os planos da empresa possam ser alcançados e o desenvolvimento seja contínuo.

Muito importante tambem é manter uma rede significativa de relacionamentos que permita não só alavancar as vendas, mas também ter acesso a importantes parceiros de trabalho e comerciais.

Evidente que há dificuldades nessa empreitada, pois não é fácil manter uma equipe de profissionais com ótimo nível de qualificação para a execução dos trabalhos. Não basta contratar os melhores técnicos e ter as melhores metodologias de trabalho. É necessário possuir práticas de retenção, que são alcançadas através de um conjunto de atividades: recrutamento e seleção adequados, plano de cargos e salários, plano de comunicação, avaliação contínua de desempenho, tutelagem para permitir desenvolvimento dentro do plano de carreira, monitoramento de clima e reciclagem permanente de conhecimento técnico.

Também não se pode menosprezar a atuação dos concorrentes, que disputam acirradamente os espaços no mercado e, com isso, potencializam ameaças. Enxergar o seu movimento e monitorá-los de perto possibilita a pronta reação à sua dinâmica. Mais do que isso: possibilita sair na frente com iniciativas voltadas a novos produtos e serviços, que são táticas que o empreendedor deve ter sempre em mente para preservar e desenvolver seu negócio.

Outro ponto é dar a devida importância às atividades de divulgação da empresa e seus produtos. Deve-se preparar planos de marketing que norteiem as práticas de exposição da empresa no mercado.

O empreendedor ainda deve ter as seguintes características: atitude para colocar suas idéias em prática; paixão e entusiasmo pelo negócio; foco nos objetivos e metas; conhecimento profundo de seu ramo de atuação; e visão de cenários futuros, que possibilitam prever e vencer eventuais obstáculos.

E o que faz de você um empreendedor de sucesso? Compartilhe seu conhecimento conosco!

Moore Brasil