qualificação dos profissionais da contabilidadeUm dos assuntos mais comentados no mundo dos negócios são as mudanças feitas no setor de contabilidade e que têm como objetivo uniformizar e otimizar a profissão. No último dia 10 de junho, mais uma importante modificação foi divulgada pelo Diário Oficial, a Lei nº 12.249, que chegou para reforçar a importância do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Entre as novidades, o destaque é para a qualificação dos contadores. Todos os profissionais contábeis agora deverão passar por um exame de qualificação. O teste é similar ao que é exigido aos bacharéis de direito, a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e visa garantir que somente profissionais certificados atuem no
mercado.

O Conselho Federal de Contabilidade é o regulador e fiscalizador da profissão no Brasil. É ele o responsável por definir os contadores e técnicos em contabilidade que estão habilitados a cumprir suas funções. Também é reservado ao órgão o direito de emitir as Normas Brasileiras de Contabilidade.

O uso do padrão IFRS, a utilização do SPED e a qualificação dos profissionais contábeis são mudanças que influenciam não só as empresas como a sociedade de forma geral para adquirirem um padrão de excelência nas atividades desenvolvidas, independente da área de atuação. Se assim como o contábil, todos os setores passassem por “reformas”, com certeza o país teria muitos benefícios e ganharia ainda maior visibilidade e credibilidade no mercado mundial.

Moore Brasil