Relatório de AuditoriaO nível de integração econômica dos negócios, de participação de investidores externos e o aumento da complexidade das transações financeiras geram a necessidade de as empresas buscarem meios para assegurar a fidelidade de suas demonstrações contábeis, para efeito de apresentação externa e interna, enfim para todos os stakeholders. Elemento importante desse processo de governança corporativa é a auditoria efetuada por empresas independentes nessas demonstrações contábeis.

A legislação brasileira determina que alguns ramos de atividade sejam obrigatoriamente auditados periodicamente por empresas de auditoria independente. Podemos citar como exemplo as instituições que atuam no mercado financeiro, as empresas de capital aberto (com ações negociadas em bolsa de valores) e as que são denominadas de grande porte (com faturamento superior a R$ 300 milhões ao ano ou que tenham ativos totais superiores a R$ 240 milhões).

No entanto, cada vez mais empresas, mesmo as não obrigadas a isso, por toda a dinâmica atual dos negócios e suas exigências, vêm voluntariamente submetendo suas demonstrações contábeis ao exame de auditores independentes, dentro do processo de boa governança, voltada a acionistas, colaboradores, investidores e sociedade em geral.

Contratar uma empresa de auditoria independente, para além da emissão do Relatório formal de auditoria, pode contribuir para revelar aos Administradores os pontos fortes e fracos, em áreas específicas da empresa, contribuindo ainda para demonstrar a existência de riscos nas atividades financeiras e operacionais que de outra forma não seriam evidenciados. De modo que, se utilizando de métodos de trabalhos específicos, a firma de auditoria contribui, lateralmente, mas de forma significativa, para a introdução de aprimoramentos na gestão financeira e administrativa da empresa auditada.

Sobre o Relatório de Auditoria em si, como definido nas normas brasileiras de auditoria, opina sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis apresentadas, no que se refere à sua adesão às praticas contábeis geralmente aceitas e que devem ser utilizadas em sua preparação.

Além desse Relatório, um outro, conhecido como Relatório de Recomendações também é geralmente apresentado, contendo sugestões dos auditores, se for o caso, para a introdução de melhorias no que se refere a controles e registros da empresa, entre outros assuntos relevantes, visando subsidiar o processo de tomada de decisões por parte dos gestores da empresa.

Os Relatórios de Auditoria constituem-se em poderosa ferramenta, trazendo informação relevante e benefícios a todos os interessados na empresa, inclusive seus administradores, e suas demonstrações contábeis.

Moore Brasil