Entendendo os benefícios auditoria externa

Identificar os desafios que as empresas estão enfrentando nesse período de crise não é fácil e ter transparência nos negócios é fundamental para enfrentar a concorrência.

A credibilidade da imagem da empresa influencia positivamente a atração de clientes, fornecedores, investidores ou qualquer parte que possa ter interesse em nos negócios da organização.

Entretanto, a falta de transparência pode inviabilizar novos negócios e a competitividade frente ao mercado. Para manter-se competitivo nesse mercado, é necessário ter as informações contábeis e financeiras corretas, buscando a confiança dos stakeholders do negócio.

E para garantir essa transparência nos negócios e aumentar a credibilidade perante a terceiros, é fundamental uma auditoria externa realizada por uma firma independente.

Mas afinal, o que é uma auditoria externa?

A auditoria externa é um exame das demonstrações financeiras que são elaboradas pela administração, por uma firma independente, com o objetivo de atestar pela integridade e veracidade dos registros contábeis de acordo com as normas vigentes. O auditor independente contratado pela empresa, emite o “Relatório do auditor” sobre as demonstrações contábeis, no qual atesta se essas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira, o desempenho das operações e fluxos de caixa da empresa, seguindo os procedimentos das normas internacionais de auditoria.

Demonstrações financeiras de empresa através de auditoria

Quais os benefícios de se contratar uma auditoria externa?

A contratação de uma auditoria externa traz mais confiabilidade aos registros contábeis e financeiros e colabora para o desenvolvimento da governança corporativa, promovendo conhecimentos, adequações e monitoramento nas atividades da empresa. Além disso, podemos citar fatores que contribuem para uma melhor gestão e tomada de decisões:

Controles internos mais eficientes:

Uma das premissas da auditoria externa é conhecer a entidade, seu negócio e seus controles internos. As falhas identificadas são comunicadas pela auditoria de forma mais crítica, e a empresa poderá trabalhar para mitigá-las.

Segurança nas informações financeiras:

Uma empresa auditada periodicamente é um indício positivo de que suas informações possuem credibilidade, pois a auditoria contribui para inibir práticas de conluio, fraudes e erros em suas operações e registros.

Análise das demonstrações contábeis:

As informações relativas ao financeiro, faturamento, compras e outros setores chegam à contabilidade e dão origem aos registros contábeis. O auditor terá acesso aos controles internos utilizados pela empresa e, através de procedimentos de auditoria, assegura se essas informações estão corretamente refletidas nas demonstrações contábeis.

Obtenção de empréstimos:

Demonstrações financeiras auditadas trazem mais credibilidade e transparência aos negócios da empresa, o que facilita a obtenção de recursos junto às instituições financeiras.

Investidores:

A auditoria externa possui um papel fundamental na atração de investidores. Ao longo dos anos a auditoria vem apresentando uma enfática preocupação com os avanços tecnológicos, adaptação de diretrizes e o cumprimento de normas e regulamentos vigentes. São fatos que contribuem para dar credibilidade às informações financeiras, contábeis e operacionais da empresa, o que garante a confiança de potenciais investidores.

A auditoria externa, além de avaliar os procedimentos técnicos e adequados, tem como produto final a emissão do relatório dos auditores independentes sobre a fidedignidade da posição patrimonial e o resultado de suas operações. Ela não está apenas focada nos processos, mas também na geração de credibilidade e confiança nos negócios da empresa.

A sua empresa precisa de uma auditoria externa?

Os benefícios apresentados podem contribuir para que as operações sejam mais transparentes e podem ajudar em momentos de reestruturação gerencial, obtenção de empréstimos e busca por investidores? Acreditamos que sim.

Quer saber mais sobre esse serviço? Estamos com o nosso time à disposição para conversar sobre como podemos ajudar a sua empresa.

Proposta de auditoria a fim de se realizar as demonstrações financeiras da empresa.

Autores: Marcelo Modesto Costa e Valéria Medina (Diretores da Moore Belo Horizonte)

Marcelo Modesto Costa

Diretor de Auditoria da Moore Belo Horizonte
marcelo@moorebrasil.com.br