A importância da auditoria interna

A auditoria interna representa o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, a adequação e a eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais de uma empresa.

O que faz a auditoria interna?

Controle – entre as atividades da auditoria interna, estão a revisão e avaliação dos controles contábeis, financeiros e operacionais da empresa. O auditor interno também deve monitorar o atendimento das normas internas da organização, verificando se elas estão sendo cumpridas, e deve avaliar a necessidade da implementação de novas normas;

Gestão – a auditoria interna tem como responsabilidade monitorar a conduta dos administradores da empresa, ou seja, daqueles que têm acesso aos bens e recursos da instituição e que são responsáveis pela sua gestão;

Política Preventiva – com base nas ocorrências da empresa ao longo do período analisado, o auditor pode estabelecer uma política preventiva contra riscos e equívocos que possam ocorrer no desenvolvimento dos trabalhos cotidianos da empresa..

Auditoria Interna X Auditoria Externa

Muito embora os objetivos da auditoria interna e da auditoria externa sejam diferentes, as organizações que aliam o trabalho de ambas têm ganhos significativos, já que as informações podem ser compartilhadas entre as auditorias. Desta forma, os trabalhos terão um direcionamento mais adequado, pois os pontos de atenção já terão sido anteriormente levantados e a auditoria externa poderá ter um conforto adicional quanto à confiabilidade das informações geradas no âmbito da empresa. Também é normal, e bastante eficaz, a terceirização da atividade de auditoria interna para empresas de auditoria. Entretanto, não se recomenda que as duas atividades sejam desenvolvidas pela mesma empresa de auditoria independente.

Por que uma organização precisa de uma auditoria interna?

Vantagem competitiva – com o trabalho de auditoria interna, a empresa possui pode ter seus controles assegurados e as informações geradas internamente transparecem maior confiança para possíveis acionistas e investidores.

Prevenção – uma empresa que tem uma auditoria interna operante e eficiente, entre outras vantagens já mencionadas, pode minimizar ou mesmo evitar a ocorrência de prejuízos irrecuperáveis. Adicionalmente, a empresa pode obter recursos financeiros com mais facilidade e em condições mais favoráveis, a partir da melhor qualidade das informações geradas internamente e apresentadas ao ambiente externo à empresa.

Moore Brasil