A importância da revisão dos controles internosDe tempos em tempos, as empresas precisam avaliar seus controles internos para identificar vulnerabilidades inerentes a esses sistemas. O trabalho consiste em mapear os processos e, caso sejam identificados riscos para os quais não haja controles relacionados ou cujos controles não se mostram efetivos, apresentar melhorias e até mesmo propostas de redesenho.

Um controle interno eficiente traz mais confiabilidade e segurança, sendo uma ferramenta de grande importância para manter a competitividade da companhia no mercado. O sistema de controles internos auxilia a gestão, fiscalizando e integrando diferentes setores, tendo um papel fundamental para evitar erros involuntários e fraudes, garantindo a preservação do patrimônio e auxiliando os trabalhos de contabilidade e auditoria.

Grandes empresas estão familiarizadas com os controles internos, pois dependem deles para o bom funcionamento de suas operações. Entretanto mesmo os negócios de pequeno e médio porte são beneficiados com o sistema de controles internos, que pode ser customizado para atender suas necessidades. É possível organizar as rotinas internas e aumentar a agilidade das operações realizadas com a implantação de medidas simples, tais como a adoção de formulários.

Um bom controle interno, como se vê, evita prejuízos para as empresas. Para isso, é preciso que ele seja confiável e, acima de tudo, adequado para o negócio e adaptado para cada setor da companhia. A revisão periódica ajudará sua empresa a implantar corretamente os controles, interligar o fluxo de informações entre os departamentos, agilizar processos e otimizar a relação custo/benefício para manter o sistema ativo.

Quer esclarecer alguma dúvida sobre controles internos? Entre em contato com nossos consultores !

Moore Brasil