Empreender é sempre um risco, isso se acentua ainda mais se não há um planejamento adequado. A administração de riscos é um processo dinâmico, contínuo e crucial para a boa governança de qualquer empresa. Por meio de conhecimentos em administração e planejamento, além de uma boa consultoria empresarial, os riscos podem e devem ser reduzidos.

As empresas que tiverem a capacidade e competência para diagnosticar, priorizar, monitorar e gerir os seus riscos, sempre atentas às mudanças do ambiente interno e externo para não serem surpreendidas por problemas desconhecidos ou não controlados, são aquelas com chances de um crescimento sustentável e estruturado.

Entre os principais riscos para o negócio, há os provenientes das obrigações assumidas com terceiros e créditos concedidos aos clientes (riscos de crédito); de exposição negativa da marca da companhia (riscos de reputação); de impactos ao meio ambiente provocados pelas operações (riscos ambientais); de problemas causados por ações em desacordo com as regulações de países e mercados (riscos regulatórios); de insuficiência de controles dos ciclos operacionais do negócio (riscos operacionais ou de controles); de irregularidades fiscais ou contábeis (riscos tributários ou patrimoniais) entre outros. É prudente avaliar os riscos e revelar uma visão realista da dinamicidade do processo da empresa. Analisando essas questões, a gerência consegue medir o impacto que esses riscos podem ter no seu negócio e ter uma visão ampla das necessidades de prevenção e correção.

O planejamento é feito por meio de um documento que descreve os objetivos de um negócio e os passos que devem ser dados para que essas metas sejam alcançadas, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir seus erros no papel, mediante simulações, em vez de cometê-los no mercado.

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