Governança corporativa, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.

A presença de uma auditoria independente na governança corporativa é muito importante. Ela contribui para a confiabilidade das demonstrações contábeis e financeiras e as premissas básicas de transparência das informações, prestação de contas e visão estratégica, garantindo, assim, a concretização dos objetivos nos negócios.

A auditoria e a governança corporativa possuem alguns princípios básicos que são essenciais.

Demonstrações financeiras de empresa através de auditoria

Princípios básicos da governança corporativa:

  • Transparência: Mais do que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros.
  • Equidade: Caracteriza-se pelo tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas. Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis.
  • Prestação de contas: Prestação de contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.
  • Responsabilidade corporativa: Os agentes de Governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando a sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

Proposta de auditoria a fim de se realizar as demonstrações financeiras da empresa.

Moore Brasil