Caracterizada pela verificação cuidadosa de documentos, relatórios e controles internos, a Auditoria Específica dos Controles Financeiros permite verificar a veracidade das informações e dos números gerenciados pelo departamento financeiro de uma empresa, utilizados pelos administradores em suas análises para tomadas de decisões importantes relativas à condução dos negócios.

O ponto de partida para a realização desse tipo de auditoria é um levantamento da documentação financeira existente, tais como pedidos de vendas, recibos, faturas, cotações de compras, extratos bancários e qualquer outro registro associado às contas a receber e a pagar da empresa. Esse levantamento constitui-se de documentação suporte, para checagem precisa dos números apresentados nos relatórios auxiliares desenvolvidos pelo departamento financeiro. Qualquer divergência ou inconsistência identificada pode ser considerada como um fator de risco em relação à veracidade dos números financeiros, que pode refletir, portanto, no gerenciamento do negócio.

Outra fase importante é a da avaliação dos módulos de sistema de informação utilizados para gerar esses dados, com testes de aderência, considerando ainda a sua integração com os demais módulos utilizados pelos departamentos chave da empresa.

Essa auditoria específica também deve se atentar para o cumprimento das normas e políticas estabelecidas pela administração para o bom funcionamento do departamento financeiro, verificando, por exemplo, se os colaboradores estão executando suas tarefas de acordo com o manual de procedimentos do departamento e se a sua realização demonstra fragilidade para a ocorrência de erros e fraudes.

Esse tipo de auditoria específica, voltada, exclusivamente, para os controles financeiros da empresa, não deve ser confundida com a auditoria das demonstrações financeiras, executada com a finalidade de verificar se as demonstrações contábeis elaboradas pela empresa estão de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Moore Brasil