A atividade de auditoria independente é amplamente regulamentada
A auditoria independente é exigida por autarquias, agências ou órgãos governamentais dedicados à regulação de determinados setores da economia e por leis que regem o mercado de capitais, financeiro e empresas de grande porte.
Esses expedientes detalham requisitos e padrões para a auditoria independente, incluindo as qualificações e obrigações dos auditores, escopo e frequência das auditorias. Isso deve ser observado e cumprido, tanto pelas empresas reguladas por esses expedientes, quanto pelos auditores independentes aptos a realizarem a atividade.
Além disso, a auditoria independente é regulamentada por conselhos, comitês e institutos que tratam das práticas contábeis adotadas no Brasil e consequentes procedimentos de auditoria, em consonância com o que é aplicado em ambiente internacional. Esses órgãos de classe tratam da normatização do repertório técnico a ser observado pela auditoria, abrangência e demais detalhamentos.
Nesse sentido, cabe apresentar um quadro resumo do compêndio normativo da auditoria independente:
Todo esse compêndio garante que a auditoria independente seja constantemente monitorada.
Quer explorar esse assunto de forma mais estratégica?
Neste WHITE PAPER DE AUDITORIA INDEPENDENTE DA MOORE, você irá compreender não só a importância da auditoria independente como guardiã da conformidade legal e regulatória, como também saberá extrair o máximo de valor dessa atividade tão necessária à evolução dos negócios.