A auditoria é uma ferramenta cada vez mais importante do cenário corporativo. Quanto mais as empresas e suas relações evoluem, maior é a necessidade de aprimorar os controles e as práticas contábeis, que são o foco da análise dos auditores, na busca por fornecer segurança ao patrimônio e ao bom desempenho econômico das empresas.

A auditoria interna e a auditoria externa são tipos de trabalho distintos da auditoria, que se definem segundo os objetivos e características envolvidas. A auditoria interna, por exemplo, é realizada por um funcionário da empresa e tem por objetivo principal atender as demandas da administração; enquanto a auditoria externa é realizada através da contratação de auditores independentes, que geralmente, trabalham em empresas de auditoria e consultoria especializadas da atividade e, nesse caso, o objetivo principal é atender às necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.

Demonstrações financeiras de empresa através de auditoria

Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria; têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame; e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas.

Porém, a revisão das operações e dos controles internos, no caso da auditoria interna, é realizada para aperfeiçoar processos e induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem restrição a assuntos financeiros; e no caso da auditoria externa, é realizada, principalmente, para determinar a extensão dos exames de auditoria e a fidedignidade das demonstrações financeiras.

Nesse sentido, o trabalho da auditoria interna é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa , com maior preocupação com a detecção e prevenção de fraude; enquanto o da auditoria externa é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado, com maior preocupação para os efeitos que possam afetar as demonstrações financeiras.

A auditoria interna das atividades da empresa é contínua; enquanto a auditoria externa é periódica, geralmente semestral ou anual, conforme o encerramento do exercício social.

Proposta de auditoria a fim de se realizar as demonstrações financeiras da empresa.

Moore Brasil