Como abrir uma empresa virtualMuito se fala em negócios e empresas virtuais. Este assunto tem despertado cada vez mais o interesse de novos empreendedores. É uma fatia relativamente nova do mercado, que ainda está em expansão e, por isso, surgem muitas dúvidas sobre o tema.

O processo de abertura de uma empresa virtual é exatamente como qualquer outra: necessita de registro, CNPJ eos impostos incidentes sobre suas atividades são os mesmos já conhecidos. Portanto, não há novidades quanto aos meios para se abrir uma empresa virtual.

A preocupação primeira deve ser quanto à formalização da empresa. É necessário eleger se a atividade econômica será exercida individualmente (empresa individual) ou de forma coletiva (sociedade). Para sociedades, o novo código civil, LEI N O 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002, define os vários tipos de sociedades entre as pessoas: sociedade em comum; sociedade em conta de participação; sociedade simples; sociedade em nome coletivo; sociedade limitada; sociedade anônima; sociedade em comandita por ações e sociedade cooperativa.

Junto à abertura da empresa, é necessário elaborar o contrato social e registrá-lo na Junta Comercial. No contrato constam cláusulas exigidas pela legislação, que estabelecem regras a serem observadas pelos sócios, inclusive os direitos e deveres de cada um. Ao final, o contrato deve ser assinado por um advogado, exceto se tratar de microempresa ou empresa de pequeno porte.

Se o negócio escolhido possibilita grande dinamismo e a ausência de um espaço físico que receba clientes, é de grande vantagem para o empresário investir no setor. Em alguns aspectos, uma empresa virtual possibilita economia e mais liberdade, por exemplo. A escolha de se tornar um empreendedor virtual deve ser de acordo com as necessidades do negócio e expectativas do empreendedor, pois os trâmites burocráticos são os mesmos para qualquer tipo de abertura de empresa.

Lembramos, também, que o registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI e o domínio do nome na internet poderá evitar aborrecimentos para seus proprietários

Importante salientar que nada é mais seguro do que contratar uma consultoria contábil ou, pelo menos, seguir a orientação de uma na hora da abertura de uma empresa.

Tem a intenção de abrir uma empresa virtual? Compartilhe suas idéias conosco!

Moore Brasil