Como funciona o Joint venture?Muitas companhias do mundo têm optado por unirem-se por meio do Joint venture, uma associação de duas ou mais entidades que visa tirar proveito econômico de alguma atividade, por tempo limitado, sem que nenhuma delas perca sua identidade.

É uma aliança estratégica cujos objetivos podem ser variados, englobando a produção de bens, a prestação de serviços, a procura de novos mercados ou o mútuo apoio em diferentes níveis da cadeia de um produto, por exemplo.

Para atingir objetivos comuns, as empresas envolvidas no Joint venture fazem um acordo de investimento, podendo ser em diferentes frentes: matéria-prima, capital, tecnologia, canais de distribuição, vendas, conhecimento de mercado, entre muitos outros.

Este tipo de aliança não implica na perda da identidade, bem como na individualidade de cada pessoa jurídica; além disso, não existem requisitos quanto à forma das empresas atuarem em conjunto. Elas podem assinar um contrato de colaboração, constituir uma união temporal de empresas ou uma sociedade em que ambas participam. Desde que não exista fusão ou absorção, é uma característica da Joint venture que as empresas que a formam sigam independentes, mantendo o compromisso por um tempo determinado.

As vantagens são claras e incluem partilha de custos e riscos, além de que são relevantes nos negócios que requerem grandes investimentos iniciais para iniciar quaisquer projetos cujos benefícios chegam a longo prazo.

Para pequenas e médias empresas, a Joint venture apresenta-se como uma chance de atuar de uma forma conjunta para superar barreiras comerciais, de novos mercados ou para competir de forma mais eficiente.

É por esse motivo que se encontra com frequência a criação de Joint ventures em situações em que haja a necessidade de chegar em mercados estrangeiros, que pedem importantes investimentos e um conhecimento específico do país para o qual o negócio está focado.

Por meio de equipes especializadas nesse processo de aliança empresarial, recomenda-se aprofundado estudo de mercado e das empresas interessadas em Joint venture. O planejamento é essencial para que essas uniões temporárias sejam benéficas para todas as empresas envolvidas e para o mercado para o qual elas atuam.

Tem alguma dúvida sobre joint venture? Compartilhe com a gente!

Moore Brasil