Conheça a Gestão de Processo de NegócioGerenciamento de processos de negócio, também conhecido por BPM (Business Process Management) é o conceito que possibilita a identificação de problemas e ineficiências dentro da empresa. Ele une gestão de negócios e tecnologia da informação, o que permite uma melhoria nos resultados das organizações e em seu planejamento estratégico, já que a empresa poderá definir quais são os processos e ações relevantes que poderão contribuir para o seu crescimento.

Conseguir que as estratégias tomadas pelas empresas obtenham os resultados esperados é um desafio para qualquer organização, por isso os gestores estão sempre em busca das melhores soluções para uma mudança organizacional considerável. Conheça algumas ações relacionadas a Gestão de Processo de Negócio:

  • Mapeamento dos processos – tem como objetivo coletar dados quantitativos, priorizar o detalhamento e identificar os atributos dos processos e sua eficácia.
  • O monitoramento através de indicadores de desempenho – mede e melhora os modelos de controle que serão utilizados, consolidando os dados e gerando informações úteis.
  • O ciclo de melhoria contínua – acompanha o atendimento e seu alinhamento com as metas estratégicas da organização, o que garante um modelo de operação que não ofereça perda de eficiência ou riscos ao negócio.

Para o sucesso do BPM , é necessário que se assuma uma nova postura com foco principalmente nas pessoas, afinal, este é um processo organizacional que precisa ser avaliado e alinhado a certos princípios de evolução e atualização. Ele precisa da participação de todos, desde funcionários até gerentes e sócios, além da integração de um software específico que atenda a demanda de trabalho da organização.

Apesar da implantação da gestão de processos de negócio nas organizações ser algo abrangente e complexo, quando bem aplicada, traz diversos benefícios, como a agilidade nas operações e resultados mais eficientes dos negócios.

Moore Brasil