O Brasil vive um momento de reconhecimento: vai sediar as Olimpíadas em 2016 e a Copa do Mundo já em 2014. Além desses dois fatores – que vão mexer, e muito, com a economia e a visibilidade do país –, o crescimento e o desenvolvimento da sexta maior potência mundial é manchete nos noticiários internacionais.

Para tornar possíveis esses dois grandes eventos, muitas obras, licitações e adaptações estão sendo feitas nas principais capitais. A construção de estádios, por exemplo, é destaque. Juntamente com as obras, surge o temor de superfaturamentos, elefantes brancos e fraudes em documentos dos fornecedores que serão atraídos pelos grandes investimentos.

Nos projetos a cargo do Governo Federal, por sua vez, a auditoria é realizada pela Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas (Seprog), com o objetivo de apresentar os riscos a que o evento Copa do Mundo de Futebol de 2014 está sujeito nas áreas de construção ou reforma de estádios, mobilidade urbana e infraestrutura aeroportuária, e também na sistemática de gerenciamento das ações a cargo do Governo Federal. As informações recolhidas são transformadas em um relatório, que demonstra todos os riscos de planejamento, implementação e controle identificados, quatro anos antes da realização do evento, nas três áreas de infraestrutura.

Em que o Governo tem que ficar de olho:

Elefante branco: como ocorrido na Copa da África, a parceria público-privado pode acarretar dívidas para a administração pública. Como o financiamento vem de recursos públicos, quem pode ficar com a conta é o governo.

Pagamento de aditivos: como as obras para a Copa no Brasil já estão atrasadas, as empreiteiras e construtoras responsáveis podem pedir o pagamento de aditivos, aumentando o preço final do empreendimento.

Superfaturamento: muitas obras podem ter seu preço elevado, custando mais do que deveria. A auditoria nesse quesito é muito importante para identificar os valores e o tamanho do prejuízo.

A auditoria para um grande evento é um processo longo, demorado e contínuo, ou seja, merece um monitoramento e muita atenção para reduzir os riscos de fraudes.

Tem alguma dúvida sobre a auditoria em grandes eventos?

Compartilhe conosco!

Moore Brasil