FP&A: contratar ou não uma solução terceirizada

FP&A: Contratar ou não uma solução terceirizada

O custo-benefício de uma estrutura de FP&A terceirizada

 

Se você chegou até este artigo, é porque está ciente de que o FP&A é para a sua empresa.

O FP&A é indicado para todas as empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Se você almeja organização, melhores planejamentos, previsões e análises robustas que suportem o crescimento do negócio, está na hora de se beneficiar de uma estrutura de FP&A.

O desafio é saber se essa estrutura de FP&A deve ou não ser terceirizada.

 

O custo-benefício de uma estrutura de FP&A terceirizada

O custo-benefício da terceirização é a primeira questão que vem à cabeça dos empresários na hora de montar equipes multidisciplinares para a criação de uma área de FP&A. É necessário entender o ganho efetivo da terceirização.

À primeira vista, tem-se a percepção de que o custo dessa área é inviável e, quando comparada com os ganhos obtidos, a conta não fecha.

Porém, essa percepção fica enviesada, porque a comparação que se faz é de um investimento de curto prazo com um retorno de médio e longo prazo. Aí a conta não fecha mesmo.

Os gestores estratégicos precisam ter a consciência de que essa análise deveria considerar essa questão temporal e pensar numa lógica de valor presente líquido.

Para fugir desse viés, nossa primeira dica é: você pode montar sua área de FP&A de forma gradativa, minimizando os impactos de custo inicial. Se sua empresa tem baixa maturidade analítica, não adianta montar um super time de experts. Vá aumentando a sofisticação da área à medida que você vai aprendendo a extrair o melhor valor possível dela.

Nossa segunda dica: é possível também terceirizar esse trabalho, contando com a parceria de uma empresa com especialização de alto nível. A Moore pode ajudar você e seu negócio com profissionais altamente qualificados para prestar o serviço de FP&A para a sua empresa. Assim, você pode focar nas suas tarefas do dia a dia, enquanto o nosso time de análise e planejamento financeiros executa esse trabalho essencial para o sucesso do seu negócio.

Nossa solução engloba a expertise multidisciplinar, tecnologia e metodologia de planejamento e análise que auxiliam o seu setor financeiro no processo de tomada de decisão. Apoiamos os gestores e os setores financeiros a alavancar seus negócios de forma inteligente e diferenciada.

Se você deseja transformar sua empresa, tornando-a mais madura, analítica e estratégica, fale agora mesmo com um especialista em FP&A da Moore.

Moore Brasil