Governança corporativaO modo como uma empresa encara suas finanças, funcionários, acionistas e sua responsabilidade empresarial e social são exemplos que definem bem algumas das ações da Governança Corporativa. Um conjunto de práticas, leis, regras, costumes, regulamentos e políticas que existem para ajustar o modo como a empresa é administrada. Seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável da organização, além de gerar grandes melhorias para seu crescimento. Uma governança corporativa bem conduzida e planejada também garante o bom relacionamento entre os principais skateholders envolvidos no processo.

É possível notar bons resultados alcançados em empresas que utilizam esse tipo de governança, pois ela cria um conjunto qualificado de mecanismos e incentivos, o que assegura um comportamento ordenado entre executivos e acionistas.

Para estabelecer um código das melhores práticas de governança corporativa, é necessário que a questão seja tratada por todos os envolvidos, como empresários, acionistas, investidores, conselheiros, entre outros. Além disso, aperfeiçoar e estimular o modelo de governança, transparência ao divulgar alguma informação, ética e indicadores financeiros são normas importantíssimas para que esse novo modelo se enquadre corretamente e funcione dentro do modelo de gestão da empresa.

A principal ideia da governança corporativa é antiga, ainda que tenha se desenvolvido melhor na década de 80, originou-se nos chamados problemas de agência, que surgiram com a divisão de domínio dentro das corporações. Os acionistas, que agora estavam em sua maioria distante do controle da empresa, tinham que assegurar de alguma forma que as decisões de seus administradores estavam de acordo com as suas.

Dentre as principais características e ferramentas da “boa governança”, podemos destacar transparência, responsabilidade, participação, estado de direito, orientação, igualdade, eficiência, efetividade e a prestação de conta de todos, contribuindo assim para uma empresa com um ótimo sistema de governança e consequentemente bem administrada.

E então, como está a governança corporativa da sua empresa?

Moore Brasil