Por Graham Tyler – Líder Global Moore – Mídia e Entretenimento.

Tudo mudou no panorama da mídia após as greves de Hollywood que uniram escritores e atores no ano passado. O resultado é que 2024 verá o surgimento de novos modelos de negócios, a IA incorporada no processo criativo e o surgimento de novos centros de produção.

Apesar da perturbação causada pela ação industrial nos calendários de lançamentos, as cadeias de cinema tiveram um ano relativamente bom, embora como resultado de um grande aumento nas receitas no Verão com os tão aguardados lançamentos de Barbie e Oppenheimer.

A falta de um efeito de grande sucesso “Barbenheimer” em 2024 significa que os grupos de cinema enfrentam um ano de audiências estagnadas ou em queda e a pressão financeira continuará a aumentar sobre muitas cadeias de cinemas.

Nos últimos anos, os cineastas conseguiram compensar as perdas nas receitas do cinema fechando acordos de distribuição com streamers. O mercado de streaming tem crescido desde os primeiros dias do bloqueio da Covid e atraiu um grande número de novos participantes assumindo a ordem estabelecida, liderados pela Netflix.

No entanto, o universo do streaming está agora lotado e fragmentado. Na verdade, cerca de 100 streamers principais têm menos de 5 milhões de assinantes.

Parece improvável que haja espaço suficiente para todos estes serviços. Em suma, o streaming é um setor onde espero ver muita atividade de fusões e aquisições.

Provavelmente veremos muitos negócios em publicidade também. O setor teve um ano muito difícil em 2023 e existem agora duas escolas de pensamento sobre o desenrolar deste ano.

A visão pessimista é que os efeitos contínuos da incerteza econômica global, juntamente com os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, convencerão os anunciantes a manterem um controle maior sobre os orçamentos de marketing.

Numa nota mais positiva, haverá eleições em 50 países este ano, Jogos Olímpicos de Verão em Paris e o Campeonato Europeu de Futebol – todos tipicamente grandes ímanes para publicidade.

Neste cenário mais positivo, estes grandes eventos irão impulsionar uma forte recuperação de toda a indústria. Como otimista natural, sou influenciado por esses argumentos.

A IA no contexto

Durante as greves de Hollywood de 2023, falou-se muito sobre o impacto da IA ​​na indústria cinematográfica e televisiva. Agora que as greves foram resolvidas, suspeito que o nível de ruído diminuirá, mas a IA está agora incorporada no processo criativo e continuará a desenvolver-se tanto no seu âmbito como na sua escala.

Outro resultado inesperado das greves dos roteiristas e atores foi destacar Hollywood como o reconhecido epicentro do cinema.

Os produtores tiveram que encontrar novas locações fora dos EUA para concluir os projetos no segundo semestre do ano passado e perceberam que a Califórnia é um lugar caro para fazer filmes com muitas práticas de trabalho restritivas.

Com a IA capaz de recriar qualquer local do mundo, outros centros de produção mais baratos têm conquistado uma parcela maior do trabalho de produção. O México tem todas as competências necessárias, a fronteira fica a apenas 220 quilómetros de Hollywood e os custos de produção são 30% mais baixos.

No Reino Unido, quatro novas instalações de produção entrarão em funcionamento em Londres, enquanto outros países europeus oferecem incentivos fiscais atraentes e têm instalações extremamente boas.

No entanto, as surpresas podem ser a Coreia do Sul e a Arábia Saudita. A ascensão do K-Pop alimentou o interesse na base criativa de Seul, orientada para a tecnologia, enquanto a mídia é outra indústria onde o dinheiro do petróleo saudita será usado para atrair produtores. Cerca de 50 mil milhões de dólares estão a ser investidos em projetos culturais, incluindo um vasto centro de media digital chamado Neom.

Portanto, mesmo sem o próximo filme da Barbie, será um ano de grande sucesso, com muitas reviravoltas na trama.

Confira outros artigos do Moore Intelligence – Relatórios de Inteligência Moore acessando nossa página global.

Moore Intelligence

Moore Brasil