Objetivo é examinar as demonstrações financeiras de 2019

A Moore foi contratada pelo Cruzeiro Esporte Clube para realizar a auditoria das suas demonstrações financeiras encerradas em 31 de dezembro de 2019.

O objetivo é realizar exames que permitam emitir uma opinião independente sobre a fidedignidade dos registros e saldos contábeis, ou seja, a realidade que devem refletir, segundo o respaldo técnico e legal das normas de auditoria e contabilidade.

Nesse sentido, os exames são realizados de acordo com as Normas de Auditoria Independente emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as quais estão alinhadas com as normas internacionais de auditoria, e as diretrizes expedidas pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).

É importante esclarecer que, diante de todo esse embasamento normativo, a extensão dos exames é determinada segundo as circunstâncias, o funcionamento dos controles internos e a relevância das contas. Ruy Gomes, presidente da diretoria executiva da Moore no Brasil e sócio do escritório responsável pela auditoria que será realizada Cruzeiro Esporte Clube – o escritório de Belo Horizonte, esclarece que a responsabilidade primária na prevenção e detecção de erros e fraudes é da Administração das organizações, e que uma estrutura eficaz de controles internos reduz a possibilidade de que eles ocorram ou, no mínimo, contribui para que sejam detectados, tanto pelos administradores, como pelos auditores independentes.

“Apesar de não podermos garantir sua detecção, nossos serviços são planejados e executados para obtermos satisfação razoável, mas não absoluta, de que eventuais erros ou fraudes, com efeito relevante nas demonstrações financeiras, sejam detectados. A auditoria está baseada no conceito de testes por amostras de dados sob exame e, assim, está sujeita a limitações”, explica Gomes.

“É importante destacar que fomos contratados para realização de auditoria das demonstrações financeiras de 2019 do Cruzeiro Esporte Clube, e não uma auditoria investigativa de fraudes”, complementa.

O lugar que a Moore ocupa no mercado de auditoria e consultoria está sedimentado no Brasil. A marca vem se expandindo, cada vez mais, para diferentes mercados, reforçando a credibilidade internacional de uma rede reconhecida e valorizada no mundo inteiro.

É uma das maiores redes de serviços corporativos do globo terrestre – a número 11 no ranking da atividade, atualmente, presente em 10 cidades brasileiras.

“Quando uma organização contrata um serviço de auditoria independente, seja por obrigação regulatória ou não, ela se coloca na rota da transparência. O nosso papel é conferir credibilidade às informações prestadas ao mercado ou usadas no processo decisório, pelas organizações”, conclui Ruy Gomes.

Moore Brasil