Para iluminar a gestão de riscos e a cultura do empreendedorismo, Marcus Lindgren, sócio da Moore Stephens e especialista em consultoria estratégica, escreve um texto inspirador, conectando aspectos da gestão empresarial com a experiência que viveu como finisher da maratona de Chicago. O artigo “O empreendimento e o risco: da maratona de Chicago para o mundo dos negócios” traz um aprendizado e uma reflexão para os gestores de empresas e o ambiente corporativo.

Nos próximos anos, a tecnologia de blockchain será usada amplamente em setores como o financeiro e o de serviços, com reflexos significativos para a profissão contábil. No artigo “Blockchain e os serviços contábeis: disrupção à vista”, Moacir Lucindo, diretor de auditoria da Moore Stephens, pontua as vantagens dessa tecnologia e explica como ela mudará completamente a atuação do profissional contábil.

As empresas estão correndo contra o tempo para concluir a implantação do eSocial. Elaborado pelo governo federal para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, o sistema reúne todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de responsabilidade das empresas e modifica completamente a forma de gestão dessas informações. No artigo “A sua empresa está preparada para o eSocial?”, a diretora Lygia Carvalho Campos, especialista na área legal tributária, alerta sobre a proximidade do prazo de adesão ao sistema.

Outro assunto deste boletim é a regularização do Funrural, o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, criado pela Lei 8.212/1991, cuja história tem sido polêmica nos últimos tempos e pode ser regularizada por meio do Programa de Regularização Tributária Rural criado pela MP 793/2017, conforme mostra o artigo “Como proceder à regularização do Funrural”, escrito por Daniel Aleixo, consultor tributário da Moore Stephens.

Boa leitura.

Suporte de Comunicação da Moore Stephens
comunicarede@ms.sgteste.com.br

Moore Brasil