O Grupo de Trabalho Cooperativas discute assuntos ligados a leis e regulamentações para as cooperativas de crédito

Nossa gerente de auditoria especialista em cooperativas de crédito, Vanessa Matsuhashi, foi nomeada como membro do Grupo de Trabalho Cooperativas do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).

O grupo discute assuntos ligados às cooperativas de crédito, como leis e regulamentações do segmento, bem como questões relacionadas à governança cooperativa.

Para Vanessa, integrar o grupo traz ainda mais respaldo à nossa carteira de cooperativas de crédito, agilizando as formações de opinião da nossa equipe e os aconselhamentos diários em decorrência do nosso trabalho.

Segundo o IBRACON, os grupos de trabalho organizados pelo instituto são uma maneira de reunir especialistas e profissionais da área contábil e de auditoria, visando promover o aprimoramento profissional e garantir com que a profissão continue a atender aos mais altos padrões de qualidade e ética.

A Moore corrobora com esse entendimento e obtém uma cadeira no Grupo de Trabalho Cooperativas, representada por uma gerente com amplo conhecimento técnico e 10 anos de experiência em cooperativas de crédito.

Parabéns Vanessa Matsuhashi pelo seu valioso empenho. Nossa rede lhe deseja ainda mais sucesso nesta nova ocupação.

 

Entenda como funciona os grupos de trabalho do IBRACON

Os grupos de trabalho do IBRACON atuam no desenvolvimento das seguintes tratativas em nome da evolução da área contábil e de auditoria:

 

  • Evolução das normas e regulamentos

O ambiente regulatório e as normas contábeis e de auditoria estão em constante evolução. Os grupos de trabalho são formados para analisar novas normas, interpretações técnicas e orientações emitidas por órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Eles ajudam a traduzir e adaptar essas normas para a realidade brasileira e orientar os profissionais sobre como implementá-las.

 

  • Desafios técnicos

Algumas questões contábeis e de auditoria podem ser complexas e requerem uma análise mais aprofundada. Grupos de trabalho são formados para lidar com questões técnicas específicas e desenvolver diretrizes e orientações que ajudem os auditores a enfrentar esses desafios.

 

  • Educação e capacitação

Os grupos de trabalho desenvolvem materiais de treinamento, workshops e cursos para a capacitação de auditores e profissionais contábeis. Isso ajuda a garantir que os membros da profissão estejam atualizados com as melhores práticas e possam fornecer serviços de alta qualidade.

 

  • Compartilhamento de experiências

Os grupos de trabalho também oferecem um fórum para profissionais compartilharem suas experiências e melhores práticas. Isso promove a colaboração e a troca de conhecimentos entre os membros da profissão.

 

  • Resolução de questões emergentes

Continuamente, novos desafios ou problemas surgem na área de auditoria e contabilidade. Os grupos de trabalho são criados para investigar e desenvolver soluções para essas questões, ajudando a manter a integridade e a qualidade da profissão.

Moore Brasil