A nova tendência dentro das empresas é que aquele monte de papel seja extinto e dê lugar a equipamentos eletrônicos. A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é mais uma dessas ferramentas que vieram para transformar a rotina das corporações. Com a novidade, várias dúvidas acabam surgindo e algumas organizações se preocupam em como as rotinas empresariais serão afetadas. Entenda melhor como funciona a nota fiscal eletrônica:

O que é: um documento fiscal eletrônico que emite e armazena documentos e informações eletronicamente. A NF-e substituirá a nota fiscal modelo 1 ou 1-A e será o novo modelo padrão de nota fiscal.

A sua finalidade: transmitir as informações tributárias da empresa, tais como operações e prestações tributadas pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço) e o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). Estas informações são utilizadas para finalidades fiscais.

A obrigatoriedade: o que determina se uma empresa é ou não obrigada a utilizar a NF-e é a sua atividade operacional. A idéia é que todas as empresas utilizem a ferramenta, mas a implantação dela será feita de maneira gradativa de acordo com o grupo de atividades e situação da corporação. No entanto, nada impede que mesmo sem esta obrigatoriedade, algumas empresas emitam a NF-e voluntariamente. As listas com as empresas que já são obrigadas a usar a NF-e podem ser encontrada no site da Receita Federal.

As mudanças: antes, as empresas perdiam muito tempo com a digitação e conferência das notas fiscais, com o sistema eletrônico o procedimento se torna mais prático, já que os dados podem ser importados com o formato de arquivo XML. Com a emissão da NF-e, as informações da empresa ficam disponíveis no site da Receita por até 180 dias e com a chave de acesso, a consulta pode ser feita livremente. A NF-e passa a ter validade na Receita Federal antes mesmo de sua emissão propriamente dita e assim fica mais fácil de efetuar o procedimento. A diminuição dos erros nos processos é um dos principais beneficio que as empresas ganham com a Nota Fiscal Eletrônica.

Moore Brasil