novo cenário na profissão de contadorOs profissionais da área contábil: contadores, auditores, consultores contábeis e fiscais, estão se deparando com mudanças significativas ou substanciais que estão ocorrendo nas diretrizes ou normas que regem ou disciplinam o exercício da ciência contábil. Essas mudanças são decorrentes ou resultantes da integração da realidade contábil brasileira no cenário global ou mundial no universo do mundo dos negócios.

Essas mudanças, anteriormente, não eram comuns e tão significativas. Como conseqüência, todos os profissionais da área contábil, necessitam estar atentos e ter conhecimento das alterações que estão e continuam ocorrendo a cada momento.

De forma geral todas as normas, regras, procedimentos contábeis, entre outros, eram disciplinadas pela legislação societária e pelas diretrizes de regulamentação governamental para algumas atividades (seguros, financeiras, cooperativas, previdenciária, planos de saúde, concessionárias de serviços públicos, etc.) e poucas mudanças ocorriam. Raramente uma norma contábil era modificada ou sofria influência da realidade do mundo dos negócios.

Em geral, empresários, titulares dos patrimônios e dos demais recursos que envolviam as transações do mundo dos negócios demonstravam pouco conhecimento ou interesse nas atividades da área contábil, existindo assim, um grande número de profissionais e escritórios contábeis, que só tinham conhecimento das transações a serem registradas, baseando-se nos documentos ou comprovantes que lhes passavam para criação dos registros contábeis. A preocupação do profissional voltava-se para a regra fiscal da legislação do imposto de renda em vez da realidade de negócios.

Atualmente novos desafios recuperam a ciência contábil e seus profissionais. Nosso país está crescendo e firmando-se no cenário mundial, com capacidade de solidificar a continuidade dos fundamentos da sua economia, refletindo o crescimento, o respeito e o interesse de todos os investidores em nossas atividades.

As modificações atuais que ocorrem nas demonstrações contábeis estão em linha com a realidade internacional do mundo dos negócios. As novas normas que disciplinam e regulamentam as atividades do contador, através da introdução das Normas Brasileiras de Contabilidade, Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade e demais órgãos reguladores, estão ocorrendo em grande número.

Os instrumentos de atividade da contabilidade no cenário atual são muito bem vindos, mas, profissionais devem interagir com esse novo cenário. Escolas, professores, cursos de formação, profissionais e alunos da área devem estar conscientes da nova realidade.

Surge um cenário de constantes mudanças, informações e procedimentos a serem adotados e atualizados. Tudo isso proporcionará aos contadores a oportunidade de demonstrarem a eficiência e integração à realidade da área contábil no mundo dos negócios.

Moore Brasil