Entenda o PPA, trabalho de Procedimentos Previamente Acordados do auditor independente

 

Os Procedimentos Previamente Acordados, também conhecidos como PPA, são regulamentados pela NBC TSC 4400, emitida em 7 de outubro de 2021, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

É um tipo de trabalho do rol da auditoria independente, que tem por premissa aplicar procedimentos de análise previamente acordados entre os auditores e a parte contratante. Nesses acordos, a parte contratante reconhece que os procedimentos definidos são adequados para os fins do trabalho.

O auditor independente comunica os procedimentos previamente acordados realizados e as suas constatações em um relatório específico, denominado PPA.

A parte contratante, assim como os outros stakeholders envolvidos, consideram os procedimentos previamente acordados realizados e as constatações apresentadas pelo auditor e tiram suas próprias conclusões a partir do trabalho apresentado.

Apesar desse tipo de trabalho ser comumente utilizado por entidades reguladoras, como ANS (Agência Nacional de Saúde), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), BACEN (Banco Central do Brasil) entre outras, os trabalhos de procedimentos acordados podem ser aplicados a objetos financeiros e não financeiros, conforme abordado pela norma.

Citamos alguns exemplos de aplicabilidade dos procedimentos previamente acordados:

  • Recálculos e confirmações de índices financeiros;
  • aplicabilidade de recursos em projetos;
  • inspeção de processos e documentos;
  • verificação de aplicabilidade de políticas estabelecidas pela empresa;
  • análise e confrontos de dados etc.

O time de auditoria da Moore é qualificado e certificado para trabalhos de auditoria independente dessa natureza, segundo a ética e normas da profissão.

Realizamos auditoria de PPA para empresas reguladas pela ANS, ANEEL, BACEN, Cooperativas, Agronegócio, Construtoras, Entidades do terceiro setor, Hotéis, Indústrias, Concessionárias de Veículos, Hospitais entre outros. Nossa experiência agrega valor ao seu negócio. Nós ajudamos pessoas e empresas a prosperarem em um mundo de mudanças.

Moore Brasil