Entenda a importância da revisão e da auditoria das demonstrações financeiras para a transparência empresarial e confiabilidade dos negócios

A auditoria das demonstrações financeiras desempenha um papel fundamental na avaliação da precisão e conformidade das informações contábeis apresentadas por uma entidade. Realizada por auditores independentes qualificados, esse processo visa garantir que as demonstrações financeiras estejam livres de erros significativos e estejam conforme as normas contábeis estabelecidas no Brasil, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Neste artigo, iremos explorar a importância da revisão e auditoria das demonstrações financeiras, os diferentes tipos de asseguração e os benefícios que essa prática oferece às empresas.

Tipos de Asseguração

Segundo a NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL, existem dois tipos de trabalhos de asseguração que podem ser realizados nas demonstrações financeiras, sendo eles:

  • Asseguração razoável: é emitido o relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis, também conhecido como parecer dos auditores independentes. Este tipo de trabalho envolve uma análise mais aprofundada das demonstrações contábeis, proporcionando ao contratante maior confiança nos resultados apresentados. É importante ressaltar que, mesmo com análises abrangentes, a asseguração razoável não implica na revisão de 100% das operações da entidade.
  • Asseguração limitada: conhecida com revisão dos auditores independentes. Apresenta uma confiança inferior comparada a asseguração razoável e tem como objetivo, reduzir o risco das demonstrações a níveis aceitáveis, para que o auditor realize a emissão da conclusão.

 

Obrigatoriedade da Auditoria

Empresas que possuem a obrigatoriedade de auditoria sobre as demonstrações financeiras realizada por auditoria independente:

  • Empresas de capital aberto;
  • Empresas de grande porte, ou seja, aquelas que tenham faturado mais que R$ 300 milhões, ou que possuam ativo superior a R$ 240 milhões no exercício anterior (Lei n° 11.638/07);
  • Empresas reguladas por autarquias como ANEEL, ANS, BACEN e SUSEP; e
  • Conforme a Lei 5.764/1971, todas as Cooperativas são obrigadas a realizar contratação de auditoria para a emissão de opinião sobre as demonstrações financeiras.

Etapas do processo de Auditoria

O processo de auditoria independente envolve, substancialmente, as seguintes etapas:

  1. Planejamento: O auditor independente reúne informações sobre a entidade e seus processos contábeis para desenvolver um plano de auditoria.
  2. Execução: O auditor independente coleta evidências para avaliar se as demonstrações financeiras estão livres de erros significativos. Para isso, realiza análises dos controles internos e dos relatórios financeiros das entidades, visando mitigar os riscos existentes para a realização da emissão de opinião do auditor sobre as demonstrações financeiras.
  3. Conclusão: O auditor independente emite uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão apresentadas de forma correta e adequada.

 

Contratação de Auditoria das Demonstrações Financeiras

A contratação de auditoria das demonstrações financeiras pode ser realizada por opção da administração, ou em resposta a solicitações de terceiros, como instituições financeiras, visando objetivos como captação de recursos, apresentação a investidores, e aumento de limites de crédito com fornecedores. No entanto, é importante destacar que a auditoria vai além desses motivos, fornecendo transparência e confiabilidade para os usuários das demonstrações financeiras. Além disso, o trabalho de auditoria independente analisa os processos de controles internos, fortalecendo as áreas de Governança e Compliance.

A contratação de auditoria, seja obrigatória ou não, desempenha um papel crucial no desenvolvimento e verificação de controles, processos e práticas contábeis, permitindo a identificação e comunicação formal de falhas pela equipe de auditores independentes. Demonstrações financeiras robustas e de qualidade proporcionam crescimento e visibilidade para a empresa auditada. Por isso, é importante optar por uma empresa renomada nesse mercado para realizar esse trabalho.

Lucas Buosi

Auditor
lbuosi@moorebrasil.com.br