O que esperar de um mapeamento de processos

O mapeamento de processos é uma solução inteligente para melhorar a eficiência interna da organização e reduzir custos. Entretanto, não costuma ser uma solução simples e barata.

É um processo que requer tempo, recursos e expertise para identificar os gargalos existentes, mapear os fluxos de trabalho e implementar as melhorias necessárias. É por isso que contar com uma consultoria experiente se torna ainda mais importante, pois eles possuem o conhecimento e as habilidades necessárias para conduzir o processo de forma eficiente e eficaz. 

Conheça os principais métodos e ferramentas para mapeamento de processos.

Uma consultoria especializada oferece orientação valiosa sobre as ferramentas e métodos mais adequados para otimizar os processos e alcançar os resultados desejados. Embora o investimento inicial possa ser significativo, os benefícios a longo prazo do mapeamento de processos geralmente superam os custos, resultando em uma organização mais ágil, competitiva e rentável.

Suponhamos que a sua organização entendeu que a solução de mapeamento de processos é ideal para o seu momento atual. E agora? Quais são os entregáveis dessa consultoria?

Nossos consultores listaram os principais entregáveis de uma consultoria de mapeamento de processos:

Plano de Processo Empresarial

Um modelo de processo empresarial identifica os fluxos de processos centrais de uma organização e demonstra como os diferentes tipos de processos (criação de valor, suporte, criação de ativos, gerenciamento) se encaixam. É o primeiro passo para estabelecer a governança de processos de negócios em toda a organização.

É necessário que os executivos e líderes operacionais trabalhem juntos para desenvolver um modelo exclusivo para sua empresa.

Mapeamento Sistêmico

Uma abordagem de pensamento sistêmico ajuda a empresa a ver o quadro geral, esclarecer prioridades e entender as dependências que podem garantir o ROI máximo do esforço de sua equipe.

O mapeamento sistêmico facilita a criação de um mapa do sistema de orientação de projetos, ilustrando um único processo-chave ou toda a sua empresa.

Redesenho dos processos de negócio

Otimizar o desempenho em toda a empresa exige repensar e redesenhar os processos de criação de valor que atravessam seus silos organizacionais.

As diversas soluções de mapeamento de processos ajudam a otimizar os fluxos de trabalho para diminuir custos, melhorar a satisfação do cliente e aumentar o desempenho dos negócios.

Documentação e análise do estado em que os processos se encontram

Em quase todas as organizações, há uma lacuna significativa entre a forma como a administração pensa que os processos são executados e o que realmente acontece na linha de frente.

Parte disso é devido à variação natural entre as pessoas. Mais significativamente, exceções, soluções alternativas, necessidades especiais do cliente e requisitos regulatórios percebidos fazem com que as etapas do processo sejam adicionadas ao longo do tempo.

Trabalhar em conjunto com seus executores de processos e especialistas no assunto é essencial para documentar como o trabalho é realmente executado; analisar custo, qualidade e tempo de ciclo; identificar gargalos e ineficiências a montante e definir iniciativas de melhoria e/ou reengenharia do processo.

A Moore conta com um time de consultores, que não apenas oferecem designs de processos inovadores, mas também são referência em processos de negócios.

A parceria com a Moore irá impactar, positivamente, sua organização por anos. Saiba como neste material.

Marcelo Tonizza Pereira

Gestor da Moore Ribeirão Preto
Especialista em Auditoria e Consultoria de TI
mpereira@moorebrasil.com.br