Planejamento é a chave para identificar a viabilidade nos negóciosA característica principal dos empreendedores é a busca por novos negócios e produtos. Estes profissionais, independente da potencialidade e abrangência de atuação, dinamizam economicamente o mundo.

Entretanto, muitas vezes a falta de preparo ou erros de avaliação no meio empresarial acabam sendo prejudiciais para muitos negócios, e geram prejuízos irreversíveis para o investidor.

O negócio, antes de ser iniciado, deve passar por uma análise detalhada para a verificação de viabilidade, principalmente em aspectos ligados a tecnologia disponível, mercado consumidor e logística. A análise deve ser incansavelmente revisada, especialmente sob a ótica dos desembolsos financeiros. A viabilidade de um negócio deve ser principalmente determinada por:

Rentabilidade – indicada pelo percentual de remuneração do capital investido na empresa;

Capital de giro – identificação da necessidade de capital a ser injetado, seja relacionado a um negócio novo ou produto a ser lançado;

Lucratividade – indicada pelo percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas.

Deve-se, no entanto, tomar cuidado com a visão geral do mercado sobre determinado negócio ou produto, que pode mascarar a lucratividade e margem esperada no negócio.

Além disso, é fundamental estar atento na composição do custo dos produtos. Fatores diretos, como salários e encargos trabalhistas, ou indiretos, como custo de capital (juros), tributos, aumento dos custos fixos (aluguéis, instalações, administração, etc.), despesas de promoção e lançamento são alguns aspectos que devem ser levados seriamente em consideração.

Outro aspecto relevante é que nem todos os produtos que estão disponíveis no mercado geram lucros suficientes para cobrirem seus custos de produção. Por isso, o ideal é que a empresa tenha um mix de produtos que permita a geração no âmbito de suas operações.

O gestor contábil pode e deve ser visto como um aliado em todas essas tarefas, identificando os itens de custos mais comuns no empreendimento (aluguéis, energia, salários, encargos sociais, supervisão, comunicações, taxas, impostos, administração, entre outros). Ou seja, é por meio da gestão relacionada à contabilidade que se torna possível o planejamento de ações e identificação sobre a viabilidade de determinado negócio.

De modo geral, a chave para o sucesso no empreendedorismo é o estudo e o planejamento, contemplando detalhes que muitas vezes passam despercebidos por grande parte dos empreendedores.

Planejar adequadamente é estar a um passo adiante dos demais, e é o que determina o sucesso, ou não, de um empreendimento.

Tem alguma dúvida sobre como identificar a viabilidade de um negócio? Compartilhe com a gente!

Moore Brasil